CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ELENCO

Relembre as trajetórias das protagonistas de "Abracadabra 2"

Sarah Jessica Parker, Bette Midler e Kathy Najimy voltaram a interpretar as bruxas Sarah, Winnie e Mary no novo filme original do Disney+

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 28/10/2022, às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kathy Najimy, Bette Midler e Sarah Jessica Parker - Divulgação/Getty Images: Jamie McCarthy
Kathy Najimy, Bette Midler e Sarah Jessica Parker - Divulgação/Getty Images: Jamie McCarthy

“Abracadabra 2”, a continuação do clássico de Halloween de 1993, traz as atrizes Sarah Jessica Parker, Bette Midler e Kathy Najimy reprisando os papéis das irmãs Sanderson. Clique aqui para ler a crítica de CineBuzz.

A produção, que está disponível no Disney+, se passa 29 anos depois que a vela da chama negra foi acesa e ressuscitou as irmãs do século 17, e elas querem vingança. Agora, três adolescentes - Becca (Whitney Peak), Cassie (Lilia Buckingham) e Izzy (Belissa Escobedo) - devem impedir que as bruxas vorazes causem mais estrago em Salem antes do amanhecer de Halloween.

Do primeiro filme para cá, muitas coisas aconteceram ao longo das carreiras de Parker, Midler e Najimy. Conheça a seguir um pouco mais sobre as carreiras de sucesso das atrizes protagonistas de “Abracadabra” (1993) e “Abracadabra 2” (2022):

SARAH JESSICA PARKER (Sarah Sanderson)

Natural de Nelsonville, Ohio, Sarah Jessica Parker é uma atriz premiada, produtora e empresária, que ganhou quatro Golden Globe Awards®, três Screen Actors Guild Awards® e dois Emmy Awards®.

  • No teatro

Parker trabalha no teatro desde 1976, quando estreou na Broadway com “The Innocents”, dirigido por Harold Pinter. Seus outros créditos na companhia incluem o papel principal em “Annie (1982)”, “How to Succeed in Business Without Really Trying (1996)” e “Once Upon a Mattress (1997)”. Seus créditos fora da Broadway incluem a produção original de “To Gillian on Her 37th Birthday (1984)” e “The Commons of Pensacola (2013)”.

Recentemente, ela estrelou ao lado de seu marido, Matthew Broderick, no revival da comédia de Neil Simon: “Plaza Suite (2022)”, dirigida pelo vencedor do Tony Award® John Benjamin Hickey.

Parker e Broderick estão de volta à Broadway juntos mais de duas décadas depois de sua aparição no palco em “How to Succeed in Business Without Really Trying” (1995-1996).

  • Na TV

Além de sua carreira no teatro, Parker teve um grande destaque na TV com a personagem Carrie Bradshaw, de “Sex and the City” (1998-2004), série na qual atuou como atriz protagonista e produtora-executiva. Recentemente, ela também estrelou o revival da produção na série exclusiva da HBO Max “And Just Like That (2022)”, novamente ao lado de Cynthia Nixon e Kristin Davis.

Parker esteve presente em outras séries, como “Equal Justice (1990)” e “Square Pegs (1982)”, além de “Divorce (2016)” e “Segredos e Despedidas (2018)”, sob a franquia Pretty Matches. Ela produziu também várias temporadas de “Work of Art: The Next Great Artist (2010)”, da Bravo, e a série original da AOL “City Ballet (2014)”.

Em 2017, Parker foi indicada ao Globo de Ouro® por seu papel na série “Divorce” (2016-2019), da HBO, na qual também atuou como produtora-executiva.

  • No cinema

Nas telonas, seus créditos incluem filmes como “Footloose – Ritmo Louco (1984)”, “Viver e Amar em Los Angeles (1991)”, “Lua de Mel a Três (1992), “Ed Wood (1994)”, “Miami Rhapsody (1995)”, “Marte Ataca! (1996)”, “O Clube das Desquitadas (1996)”, “Medidas Extremas (1996)”, “Lado a Lado com o Amor (1996)”, “Encontro com o Destino (1997)”, “Deu a Louca nos Astros (2000)”, “Tudo em Família (2005)”, “Armações do Amor (2006)”, “Vivendo e Aprendendo (2008)” e “Não Sei Como Ela Consegue (2011)”.

Parker também reprisou seu papel como Carrie Bradshaw e atuou como produtora dos filmes “Sex and the City” (2008) e “Sex and the City 2” (2010), além de também produzir o documentário premiado “Pretty Old” (2013).

  • No ramo dos negócios

Em 2005, Parker fundou a Pretty Matches Productions com um primeiro contrato com a HBO que perdura até hoje. A empresa produz programas de televisão com e sem roteiro, além de filmes narrativos e documentários.

Ela também lançou a SJP for Hogarth, que publica obras de ficção de alta qualidade de escritores consagrados e vozes emergentes distintas com promessa de sucesso em críticas e vendas, como por exemplo “A Place for Us”, o romance de estreia de Fatima Farheen Mirza, que se tornou um best-seller instantâneo do New York Times após sua publicação em junho de 2018.

Já em 2014, Parker lançou sua marca de moda SJP, comercializada pela Amazon Fashion, Bloomingdales, Neiman Marcus online, Saks.com e Zappos Luxury, além de várias outras butiques e lojas internacionais. A marca conta com oito lojas próprias permanentes em todo o mundo, bem como um site de comércio eletrônico lançado recentemente.

Em setembro de 2019, Parker lançou também um vinho Sauvignon Blanc em parceria com a Invivo, da Nova Zelândia & Co. 'Invivo X, SJP' foi considerado o melhor lançamento alcóolico em todo o mundo no prêmio Drinks Business Awards de 2020.

  • Causas sociais

Atualmente, Parker é vice-presidente do Conselho de Administração do New York City Ballet. Em novembro de 2009, o governo de Obama a elegeu como membro do Comitê Presidencial de Artes e Humanidades. Recentemente, ela também se tornou membro da The Partnership for New York City, uma organização sem fins lucrativos dedicada a criar parcerias entre empresas e o governo para fortalecer a cidade de Nova York.

BETTE MIDLER (Winifred Sanderson)

Nascida no Havaí, no ano de 1945, o extenso currículo de trabalho de Bette Midler abrange quase seis décadas em diferentes gêneros, eras e mídias. Ela foi reconhecida com quatro GRAMMY Awards®, duas indicações ao Oscar®, três Emmy Awards®, dois Tony Awards®, três Globo de Ouro® e nove American Comedy Awards®. Como uma das cantoras mais populares, seus álbuns venderam mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. 

  • Carreira musical

Em 1972, Bette Midler lançou seu álbum de estreia chamado “The Divine Miss M” e, desde então, outros 13 discos foram gravados. Seu último álbum, “It’s The Girls”, foi lançado em 2014 e presta homenagem aos grupos femininos através dos tempos, como The Ronettes, The Boswell Sisters, The Andrew Sisters, The Chiffons, bem como artistas da Motown como Martha Reeves e The Vandellas, The Marvelettes, entre outros. Com este álbum, em 2015, Midler voltou ao palco para sua primeira grande turnê depois de 10 anos, passando por cinco cidades no Reino Unido e 22 cidades nos EUA – incluindo paradas em lugares icônicos, como Staples Center em Los Angeles e Madison Square Garden em Nova York.

Além disso, Midler cantou um de seus maiores sucessos, ‘Wind Beneath My Wings’, para um público repleto de estrelas e um número recorde de espectadores no Oscar® de 2014.

  • No teatro

Não foi apenas na carreira musical que Midler brilhou nos palcos. A artista estreou na Broadway no ano de 1964 com a obra “Fiddler on the Roof”, atuando também em algumas outras peças nos anos seguintes.

Após uma ausência de quase 40 anos, Midler retornou à Broadway em 2013 para estrelar o monólogo aclamado pela crítica e esgotado “I’ll Eat You Last”, em que interpretou a lendária agente de Hollywood Sue Mengers. A apresentação de Midler foi descrita pelo The New York Times como “a performance mais deliciosamente divertida da temporada da Broadway”.

Já em abril de 2017, Midler interpretou Gallagher Levi em “Alô, Dolly!”, ganhando um Tony Award® por sua performance. Um dos musicais mais celebrados da história do teatro, a adaptação foi dirigida pelo vencedor de quatro Tony Awards® Jerry Zaks.

  • No cinema e televisão

Além de ter percorrido o mundo através da música, Midler apareceu também em mais de duas dúzias de filmes, incluindo, “Por Favor, Matem a Minha Mulher (1986)”, Amigas para Sempre (1988)”, “Clube das Desquitadas (1996)” e “Uma Família em Apuros (2012)”. Ela recebeu duas indicações ao Oscar®: a primeira vez em 1980 por “A Rosa”, e a segunda em 1992 por “Para Eles, com Muito Amor”.

Ela também deixou sua marca na televisão com o especial da CBS vencedor do Emmy®, “Ol' Red Hair Is Back (1977)”, além de séries como “Art or Bust (184)” e “Diva Las Vegas (1997)”, vencedor do Emmy Award®.

Em 1992, Midler estrelou a adaptação televisiva da CBS do musical “A Trajetória do Sucesso”, com o qual ganhou um Globo de Ouro® e o National Board of Review Award por sua atuação.

  • Causas sociais

Midler é ativa em várias causas sociais e, em 1995, fundou o New York Restoration Project, uma conservação de espaços abertos, como praças, parques e jardins e o maior fundo privado de terras da cidade de Nova York. O NYRP se dedica a proteger e preservar jardins comunitários e outros espaços verdes nos cinco distritos e, em colaboração com o Departamento de Parques da Cidade de Nova York, já plantou mais de um milhão de árvores na cidade de Nova York.

KATHY NAJIMY (Mary Sanderson)

Nascida em San Diego, na Califórnia, Kathy Najimy é conhecida por suas performances memoráveis em mais de 30 filmes, incluindo “Mudança de Hábito”, “Abracadabra”, “Tá Todo Mundo Louco!”, “WALL-E” e seu atual sucesso da Netflix: “Um Crush para o Natal”. Além disso, foi nomeada ‘Mulher do Ano’ pela Ms. Magazine e ‘Atriz/Ativista do Ano’ pelo NYC Lily Awards.

  • No teatro

Com a atriz Mo Gaffney, Kathy estrelou e escreveu “The Kathy and Mo Show (1986)”, sua peça feminista fora do circuito Broadway de longa data, ganhando um Obie Award®. O espetáculo acabou sendo filmado também para dois especiais da Hit HBO: “Parallel Lives (1991)” e “Kathy and Mo: O Lado Sombrio (1995).

Além disso, a atriz estrelou como a lendária Mae West na Broadway na peça aclamada pela crítica, “Dirty Blonde” no ano de 2000, reprisando posteriormente seu papel de sucesso no The Old Globe Theatre, na Califórnia, em 2003, com o qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz do Outer Critics Circle. Ela criou também o sucesso off-Broadway “Gloria: A Life (2012)” sobre a vida da Srta. Steinem.

  • No cinema

Seu currículo inclui trabalhos em mais de 20 filmes, com papéis principais em “Tá Todo Mundo Louco! (2001)”, “Madea Christmas (2013)” e “Say Uncle (2006)” (Melhor Atriz do Festival de Cinema da Filadélfia), além de atuar em “Quando o Amor Acontece (1998)”, “Nevada (1997)”, “Ela Dança, Eu Danço 3 (2001)”, “Aprendiz de Feiticeiro (2010)”, “Two Sisters”, “Isto é Pat: O Filme (1994)”, “O Casamento dos Meus Sonhos (2001)”, “Jeffrey – De Caso com a Vida (1995)”, entre muitos outros.

Entre seus destaques, Najimy é conhecida internacionalmente por sua interpretação da Irmã Mary Patrick nos sucessos de bilheteria “Mudança de Hábito (1992)” e “Mudança de Hábito 2 (1992)”, que lhe renderam um American Comedy Award® de Atriz Coadjuvante Mais Engraçada, e o prêmio de Descoberta Feminina do Ano, do Hollywood Women's Press Club. Najimy pode ser vista também no filme de sucesso da Netflix: “Dumplin” (2018).

Como dubladora, estrelou o filme de animação da Pixar e vencedor do Oscar® “WALL-E” (2008), além de ter dublado personagens em “Tinker Bell: O Segredo das Fadas (2008)”, “Irmão Urso 2 (2006)”, “Gatos Não Sabem Dançar (1997)” e “Mogli – O Menino Lobo (1998)”.

  • Na televisão

Ainda sobre dublagem, Kathy deu voz à Peggy Hill (14 temporadas) no vencedor do Emmy®, “O Rei do Pedaço” (1997), pelo qual recebeu vários prêmios, e atualmente dá a voz a vários personagens da animação “Ducanville” (2020).

Além disso, na televisão, ela estrelou como Olive Massery por três temporadas em “Veronica’s Closet” (1997), além de uma temporada de “Aquela Doença com C” (2010) e “Numb3rs” (2005). Outros projetos incluem: “Five” (2010), “Desperate Housewives” (2004), “Sob Medida” (2009), “Franklin & Bash” (2011), “Ugly Betty” (2006), “Homens no Trabalho” (2012), "Mr. Sunshine” (2011) e um papel recorrente na série de sucesso “Make It or Break It” (2011), da ABC.

Atualmente, Kathy está produzindo uma série de televisão baseada no Movimento Feminista de 1970, escrita por Callie Khouri.

  • Causas sociais

Por seus mais de 40 anos de ativismo na luta contra a AIDS, Kathy Najimy foi homenageada com os prêmios GMHC Howard Ashman Lifetime, LA Shanti's Founder Award e LA Gay and Lesbian Center's Distinguished Achievement. Ela é uma defensora entusiasta dos direitos LGBTQ, direitos de mulheres e meninas, conscientização sobre a AIDS, direitos dos animais, direito de escolha da mulher, e muitas vezes viaja pelo país para falar sobre essas questões. Atualmente, ela está ajudando a liderar o movimento para abolir os cavalos de carruagem da cidade de Nova York.

Kathy já apoiou também uma variedade de organizações fidedignas, como NYClass, Project Angel Food, APLA, GLAAD, Human Rights Campaign Fund, Broadway Cares, Equity Fights AIDS, The Ms. Foundation, AMFAR, Planned Parenthood, Voters for Choice e NARAL.

Depois de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", ara qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?

  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre": 10 de novembro de 2022 nos cinemas
  • "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (Dezembro no Disney+)
  • "What If...?" - 2ª Temporada: Início de 2023 no Disney+
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania": 16 de fevereiro de 2023 nos cinemas
  • "Invasão Secreta": Entre março e junho de 2023 no Disney+
  • Guardiões da Galáxia: Volume 3": 4 de maio de 2023 nos cinemas
  • "Echo": Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
  • "As Marvels" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas)
  • "Loki" - 2ª Temporada: Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
  • "Blade": 2 de novembro de 2023 nos cinemas
  • "Ironheart": Entre setembro e novembro de 2023 no Disney+
  • "Agatha: Coven of Chaos": Fim de 2023/Início de 2024 no Disney+
  • "Daredevil: Born Again": Entre março e junho de 2024 no Disney+
  • "Capitão América: Nova Ordem Mundial": 2 de maio de 2024 nos cinemas
  • "Thunderbolts": 25 de julho de 2024 nos cinemas
  • "Quarteto Fantástico": 7 de novembro de 2024 nos cinemas
  • "Vingadores: A Dinastia Kang": 1º de maio de 2025 nos cinemas
  • "Vingadores: Guerras Secretas": 6 de novembro de 2025 nos cinemas

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!