CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ESPECIAL

"Titanic": Confira curiosidades sobre o sucesso de James Cameron

Longa com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet completou 25 anos em 2022 e segue sendo um grande sucesso do cinema

Redação Publicado em 19/12/2022, às 14h00 - Atualizado em 09/06/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira curiosidades sobre "Titanic", sucesso de James Cameron - Divulgação/20th Century Studios
Confira curiosidades sobre "Titanic", sucesso de James Cameron - Divulgação/20th Century Studios

Antes de fazer sucesso com "Avatar", a maior bilheteria da história do cinema há treze anos, e a sua sequência, "Avatar: O Caminho da Água", que chegou aos cinemas em dezembro passado, James Cameron foi responsável por criar um dos maiores sucessos cinematográficos até hoje: "Titanic".

Nas mãos do cineasta, que na época tinha filmes de "O Exterminador do Futuro" como os destaques de seu currículo, a história real sobre o naufrágio do "inaufragável" navio, em 1912, se tornou um romance estrelado por Kate WinsletLeonardo DiCaprio, conquistando fãs ao redor do mundo e ostentando, por mais de uma década, o título de filme mais assistido nas telonas.

"Titanic" estreou nos cinemas estadunidenses há 25 anos, no dia 19 de dezembro de 1997. Por aqui, chegou um pouco mais tarde, em 16 de janeiro do ano seguinte e, além das telonas, também fez sucesso nas casas das pessoas, que alugavam as duas fitas que comportavam o longa de mais de três horas e as assistiam repetidamente. A seguir, confira curiosidades sobre "Titanic", primeiro sucesso absoluto de James Cameron:

Cameron incansável!

Além de roteirizar, produzir, dirigir e editar "Titanic", James Cameron também fez uma pequena "participação" especial no filme: ele foi o responsável pelo retrato nu que Jack (Leonardo DiCaprio) faz de Rose (Kate Winslet) em um dos momentos mais marcantes do longa.

Ainda por cima, como ele é canhoto e DiCaprio é destro, o cineasta teve o cuidado de inverter as imagens para que nada parecesse fora do lugar quando o público assistisse a "Titanic". Você percebeu algo de errado? Eu também não!

Manda nudes

Ainda em relação à cena, para deixar o seu colega mais à vontade com a nudez completa, Kate Winslet deu uma "amostra" a DiCaprio antes da gravação e tirou a roupa para o ator. Uma bela forma de quebrar o gelo, não é mesmo? (Sem trocadilhos, hein!)

DiCaprio fora?

Cameron revelou, recentemente, que o papel de Jack quase não ficou com DiCaprio. Segundo o diretor, o ator não queria fazer o teste para o filme e, então, ele foi dispensado. Porém, DiCaprio já tinha encantado a equipe de produção de "Titanic" e foi convencido a retornar para um teste de química com Kate Winslet. O resto a gente já conhece muito bem!

Um cenário magnificamente reduzido!

Por mais que não dê para notar, "Titanic" foi gravado em um cenário piscininha de apenas um metro de profundidade. No entanto, Cameron já mostrou sinais de que gostava de pensar e trabalhar grandiosamente e, para rodar o filme, demandou a construção de um estúdio exclusivo para a produção.

Seu pedido foi atendido e a locação foi construída em uma enorme propriedade no litoral sul do México. Apesar de o tanque não ser tão profundo como poderíamos imaginar, ele era enorme e comportava até 60 milhões de litros d'água. Consegue imaginar?

Alguém chama o médico?

É de se esperar que, durante a produção de um filme tão grandioso, alguns problemas surjam aqui e acolá. Em "Titanic", duas ocasiões colocaram as vidas dos envolvidos no longa: primeiro, uma sopa de frutos do mar adulterada deixou muita gente no set de gravações doente.

Depois, Kate Winslet, com a intenção de deixar suas cenas finais no mar ainda mais reais, se recusou a usar roupas térmicas e desenvolveu uma grave pneumonia, que quase a tirou do filme.

Tudo precisa estar perfeito!

Em um momento do filme, Rose está olhando para as estrelas. Tudo estaria bem, caso o astrônomo Neil deGrasse Tyson não tivesse entrado em contado com Cameron para informar que as constelações estavam erradas.

Perfeccionista, o cineasta pediu para que o astrônomo enviasse a posição correta das estrelas e, antes de "Titanic" voltar aos cinemas em 3D, aproveitou para corrigir o erro do primeiro lançamento.

Filme mais caro que o próprio Titanic

Cameron não é conhecido por economizar em suas produções e, para "Titanic", gastou cerca de 200 milhões de dólares, aproximadamente 50 milhões a mais do que foi investido na construção do navio original.

Passeio no fundo do mar

Para criar o filme mais perfeito possível, Cameron teve o privilégio de fazer algumas visitas ao Titanic original. É isso mesmo que você está pensando: o diretor foi até o fundo do mar e entrou em contato com os destroços do navio, que resistem ao tempo há 110 anos.


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!

  • "M3GAN"
  • "Batem à Porta"
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
  • "Pearl"
  • "Creed III"
  • "Pânico 6"
  • "Shazam! Fúria dos Deuses"
  • "John Wick 4: Baba Yaga"
  • "Air: A História por trás do Logo"
  • "Super Mario Bros. O Filme"
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão"
  • "Beau Tem Medo"
  • "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe"
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3"
  • "Velozes & Furiosos 10"
  • "A Pequena Sereia"
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!