CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Além de "Dahmer": 6 séries do Ryan Murphy para assistir

Criador de "Dahmer: Um Canibal Americano", novo sucesso da Netflix, Ryan Murphy é especialista em produzir hits televisivos

Rafaela Bertolini | @rafaelabertolini_ Publicado em 26/09/2022, às 19h00 - Atualizado em 27/09/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além de "Dahmer": 6 séries do Ryan Murphy para assistir - Reprodução/FX
Além de "Dahmer": 6 séries do Ryan Murphy para assistir - Reprodução/FX

Ryan Murphy é o nome por trás de várias produções de sucesso, especialmente no universo das séries. O criador ficou famoso principalmente por criar o sucesso televisivo "Glee", que estreou em 2009, e se consagrou na carreira com a antologia "American Horror Story", desenvolvendo produções de sucesso há mais de dez anos.

Recentemente, Murphy lançou uma nova produção em parceria com a Netflix:  "Dahmer: Um Canibal Americano", que revive a história e os crimes do serial killer Jeffrey Dahmer, responsável por assassinar 17 homens e garotos entre as décadas de 1970 e 1990.

Como vem acontecido com outras produções do gênero true crime, a série logo se transformou em um sucesso e, por isso, nós decidimos relembrar algumas outras ideias de Murphy, que ganharam vida e conquistaram os fãs de cultura pop. Confira a seguir:

American Horror Story

Se você conhece o trabalho de Murphy, você sabe que Dahmer não foi a primeira vez que o produtor trabalhou com o ator principal da série, Evan Peters. A parceria começou com a série de terror American Horror Story, que apesar de manter grande parte de seu elenco a cada temporada, a história sempre muda a cada era. Então se você gosta de coisas macabras, histórias envolventes e um pouco de terror, vale a pena apostar em American Horror Story.

Elenco: Sarah Paulson, Evan Peters, Jessica Lange, Kathy Bates, Taissa Farmiga, Lady Gaga, Angela Bassett

Onde assistir: Star+

American Crime Story

Assim como American Horror Story, a outra criação de Murphy American Crime Story também conta uma nova história por temporada. Mas dessa vez, a série utiliza crimes reais para construir suas narrativas, aproximando o público de um momento histórico. Com três temporadas, a produção já abordou sobre a acusação de assassinato de O. J. Simpson, o assassinato de estilista Gianni Versace e o impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Elenco: Sarah Paulson, Beanie Feldstein Clive Owen, Annaleigh Ashford, Cuba Gooding Jr, David Schwimmer, Édgar Ramírez, John Travolta, Penélope Cruz

Onde assistir: Netflix e Star+

Feud

Nada rima melhor com glamour do que Old Hollywood e Ryan Murphy. É por isso que o produtor escolheu duas das melhores atrizes da era de ouro do cinema para abordar na série Feud. Murphy conta a história de como as rivais Joan Crawford e Bette Davis se uniram para gravar aquele que seria sua única colaboração, "O que terá acontecido a Baby Jane?". Mas apesar do enorme sucesso do filme, os bastidores da produção não foram fáceis. Conheça toda a história por trás dessas duas estrelas de Hollywood com aquele toque especial de Murphy.

Elenco: Jessica Lane, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Alfred Molina, Judy Davis, Catherine Zeta-Jones

Onde assistir: Star+

The Politician 

Com curtas duas temporadas, The Politiané perfeito para quem ama narrativas inteligentes, rápidas e divertidas. A série conta sobre Payton Hobart, um adolescente que sonha em se tornar presidente dos Estados Unidos. Mas enquanto ele está no Ensino Médio, ele precisa se contentar em vencer a disputa para presidente do grêmio estudantil para conseguir ingressar em Harvard. Contudo, a competição será mais difícil do que ele esperava.

Elenco: Ben Platt, Gwyneth Paltrow, David Corenswet, Zoey Deutch, Theo Germaine, Lucy Boynton, Jessica Lange, Laura Dreyfuss, Julia Schlaepfer

Onde assistir: Netflix

Pose

Ryan Murphy acertou em cheio ao produzir algo focado no cenário LGBTQIA+ afro-americano e latino-americano na cidade de Nova York. Pose é inserido entre os anos 80 e 90, mais especificamente dentro da cultura ballroom da época, e que conta sobre seus dançarinos e modelos que batalham para sobreviver os preconceitos e injúrias daquela época através da sua rede de apoio conhecidas como Casas.

Elenco: MJ Rodriguez, Billy Porter, Indya Moore Dominique Jackson, Angel Bismark Curiel, Hailie Sahar, Angelica Ross, Dyllón Burnside

Onde assistir: Star+

Glee

É claro que Gleenão poderia ficar de fora. Como o maior sucesso de Ryan Murphy e um queridinho no coração de muitas pessoas, a série ficou famosa muito antes da era dos streamings. Nela, o professor de espanhol Will Schuester vira o comandante do coral da escola chamado Glee Club a fim de dar uma nova vida ao grupo. Assim, ele convoca diferentes tipos de alunos para integrar o clube e deixar as coisas mais interessantes.

Elenco: Lea Michele, Naya Rivera, Cory Monteith, Mark Salling, Dianna Agron, Kevin McHale, Matthew Morrison, Heather Morris, Jane Lynch, Amber Riley, Darren Criss, Jonathan Groff, Chris Colfer

Onde assistir: Disney+


Com muitos lançamentos vindo ainda em 2022, qual você está mais ansioso(a) para assistir? Vote no seu favorito!

  • "A Orfã 2: A Origem" (Estreia em 15/09)
  • "Não Se Preocupe, Querida" (Estreia em 22/09)
  • "A Mulher Rei" (Estreia em 22/09)
  • "Blonde" (Estreia em 23/09)
  • "Morte Morte Morte" (Estreia em 06/10)
  • "Halloweens Ends" (Estreia em 14/10)
  • "Adão Negro" (Estreia em 20/10)
  • "Amsterdã" (Estreia em 04/11)
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (Estreia em 10/11)
  • "The Fabelmans" (Estreia em 23/11)
  • "Avatar: O Caminho da Água" (Estreia em 18/12)
  • "Glass Onion: Um Mistério Knives Out" (Estreia em 23/12)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!