CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

"Ms. Marvel" usa mesma analogia dos X-Men para contar a história de origem de Kamala Khan

Com o lançamento do último episódio nesta quarta-feira (13), série já está disponível na íntegra no Disney

Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 13/07/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Ms. Marvel" usa mesma analogia dos X-Men, de preconceito e intolerância, para contar a história de origem de Kamala Khan - Reprodução/Marvel Studios
"Ms. Marvel" usa mesma analogia dos X-Men, de preconceito e intolerância, para contar a história de origem de Kamala Khan - Reprodução/Marvel Studios

"Ms. Marvel" chegou ao fim nesta quarta-feira (13) revelando toda a verdade sobre a origem dos poderes de Kamala Khan e como ela acabou se transformando na Ms. Marvel. Curiosamente, o episódio final, "Um Normal", usou a mesma analogia para contar a história da jovem heroína que foi utilizada para criar os X-Men e introduzir os mutantes nos quadrinhos da Marvel: a da intolerância e do preconceito.

Antes de continuar a ler, avisamos que o texto abaixo contém spoilers do final de temporada de "Ms. Marvel",então se você prefere não saber nada até assistir ao episódio, é melhor parar de ler por aqui e voltar depois.

No último episódio de "Ms. Marvel", Bruno (Matt Lintz) revela ter investigado o DNA e a origem dos poderes de Kamala e descoberto que ela, na verdade, tem uma mutação, tornando-a, oficialmente, a primeira mutante a ser introduzida no Universo Cinematográfico da Marvel.

No entanto, ao longo do episódio, vemos diversas analogias às vivências de pessoas LGBTQIA+ adaptadas às experiências pelas quais Kamala tem passado desde que descobriu ter poderes. Ela teve que esconder as habilidades, foi perseguida por ser considerada perigosa e acabou se isolando, por temer que as pessoas que ama não a amassem de volta caso soubessem a verdade.

Logo no início do episódio, a garota precisa "se assumir" para os pais e revelar que tem poderes. Felizmente, depois de todos os problemas mostrados ao longo dos episódios, a família a aceitou, mas o pai de Kamala recomenda que ela tenha cuidado, independentemente de ter superpoderes.

Depois, é a vez de conversar com Nakia (Yasmeen Fletcher), que havia descoberto os poderes de Kamala e se afastado da amiga. A jovem heroína se defende, dizendo que temia ser odiada por Nakia, já que ela não gosta de super-heróis, e a amiga responde que nunca a odiaria por isso.

Na sequência, Nakia conversa com Zoe (Laurel Marsden), que já sabia dos poderes de Kamala, mas os manteve em segredo. A jovem questiona o motivo e a patricinha responde que era Kamala quem tinha o direito de falar a verdade quando quisesse.

Kamran (Rish Shah), que também descobriu ter poderes, passa pelas mesmas experiências que Kamala. Em certo momento, quando se vê encurralado pela equipe do Controle de Danos, ele diz que gostaria de voltar para o seu lar - uma outra dimensão - já que nunca aceitariam pessoas como eles naquela realidade.

Todos os momentos se relacionam com as experiências de pessoas LGBTQIA+ e faz sentido que tenha sido dessa forma, agora sabendo que Kamala é uma mutante. Desde que a espécie surgiu no Universo Marvel, as narrativas apresentadas eram de pessoas que, por serem diferentes, tinham que lidar com o sentimento de rejeição.

Embora os X-Men tenham sido criados há mais de meio século, a homofobia, assim como o racismo e a intolerância religiosa, para citar alguns exemplos, ainda são problemas atuais, tornando essa reapresentação dos mutantes feita por "Ms. Marvel" ainda mais importante.


Depois de "Thor: Amor e Trovão", para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?

  • "I Am Groot" (10 de agosto no Disney+
  • "Mulher-Hulk" (17 de agosto no Disney+)
  • "What If...?" - 2ª Temporada (Sem data de estreia definida)
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (10 de novembro nos cinemas)
  • "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (Dezembro no Disney+)
  • "Coração de Ferro" (Sem data de estreia definida)
  • "As Marvels" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas)
  • "Invasão Secreta" (Sem data de estreia definida)
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" (28 de julho de 2023 nos cinemas)
  • "Guerra das Armaduras" (Sem data de estreia definida)
  • "Guardiões da Galáxia 3" (Sem data de estreia definida)
  • "Echo" (Sem data de estreia definida)
  • "Agatha: House of Harkness" (Sem data de estreia definida)
  • "Blade" (Sem data de estreia definida)
  • "Loki" - 2ª Temporada (Sem data de estreia definida)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!