Quase 15 anos depois, "Avatar" ainda parece incrível nas telonas? - Divulgação/20th Century Studios
ESTREIA

Quase 15 anos depois, "Avatar" ainda parece incrível nas telonas? | #CineBuzzIndica

"Avatar" volta aos cinemas como aquecimento para "Avatar: O Caminho das Águas"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 23/09/2022, às 14h38

“Avatar”, a aventura épica do diretor James Cameron, retornou aos cinemas como um aquecimento para “Avatar: O Caminho da Água”, que chega em 15 de dezembro em todo o Brasil.

A produção de 2009 apresenta um exuberante mundo alienígena chamado Pandora onde vivem os Na'vi, seres que parecem primitivos aos olhos dos seres-humanos, porém são altamente evoluídos.

O longa foi o primeiro a fazer uso extensivo de captura de movimento, tecnologia inovadora na época que captura as ações de atores e os transfere para a tela, através do computador.

O formato já era utilizado nos videogames, mas foi a partir de "Avatar" que a tecnologia começou a ser difundida no cinema. Mas será que, quase 15 anos depois, "Avatar" ainda parece incrível?

O CineBuzz esteve presente nesta quinta-feira (22) no relançamento do filme nos cinemas, e pôde conferir que a remasterização do filme em 4K HDR deixou "Avatar" ainda mais belo.

De acordo com o próprio diretor James Cameron, os efeitos 3D e visuais das próximas sequências são tão impressionantes, que ele temia que eles pudessem fazer o blockbuster de 2009 parecer estranho na comparação.

"Eu fui para a exibição preocupado de que seria um pouco constrangedor em relação ao novo filme, que parece bastante espetacular", disse Cameron à EW sobre sua experiência de ver o filme original remasterizado pela primeira vez.

"Quando o filme terminou, eu disse: 'Hmm, não sei. Agora estou preocupado com o novo filme'", brincou o diretor, antes de esclarecer rapidamente: "Isso não é verdade. Não estou preocupado. Mas estou esperançoso de que as pessoas vão ao cinema e descubram ou redescubram essa experiência para que saibam o que é um filme de 'Avatar'."

James Cameron falou mais sobre a nova cópia: "É remasterizado em 4K e em um som Atmos 9.1, que não estava disponível na época. As altas taxas de quadros suavizam um pouco do 3D. Então, parece melhor do que eu já vi. Eu estava sentado lá pensando: 'Nós fizemos isso? Uau.'"

Por mais inovador que "Avatar" tenha sido na época de seu lançamento em 2009, Cameron disse que a sequência é ainda "mais ambiciosa" do que seu antecessor. "Certamente, a água é muito mais difícil de perceber em CGI", observou ele.

"E nossa água é principalmente água de CGI, mas você não será capaz de dizer. Parece real. Parece que acabamos de sair para o oceano em Pandora e filmar.", completou.

O relançamento do filme apresenta uma prévia de "Avatar: O Caminho da Água", onde toda essa nitidez e realismo podem ser notados. Confira a descrição da cena clicando aqui.

"Avatar" conquistou três estatuetas do Oscar: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. Além disso, a produção também conquistou o Globo de Ouro® (2010) de Melhor Filme e Melhor Diretor. No total, foram 73 diferentes prêmios para o filme de James Cameron.

SOBRE "AVATAR 2"

A trama de "Avatar: O Caminho da Água" contará com os retornos de Jake e Neytiri no papel de pais e vivendo em um lugar totalmente desconhecido por eles. Isso porque na trama inicial, a vida dos Sullys é interrompida quando a operação de mineração RDA retorna a Pandora, forçando Jake a levar a família para “o que é visto como um porto seguro” no recife.

Além da dupla, o filme também conta com os retornos de Sigourney Weaver (franquia "Alien") e Stephen Lang ("Máquinas Mortais"). Jack Champion também se junta ao elenco como o filho adotivo de JakeJavier Socorro, mais conhecido como Spider na história, uma criança humana que cresceu em Pandora. Entretanto, Neytiri só consegue enxergar o garoto com um daqueles que destruiu seu lar e matou seu pai. CCH Pounder ("A Órfã"), Dileep Rao ("A Origem") e Joel David Moore ("Terror no Pântano") completam o elenco.

Além de "O Caminho da Água", Cameron ainda deve lançar algumas sequências da história: o terceiro em dezembro de 2024, o quarto em 2026 e o quinto - e, possivelmente, último - em 2028. Segundo o cineasta, os títulos seriam "Avatar: The Seed Bearer" ("O Portador da Semente", em tradução livre), "Avatar: The Tulkun Rider" ("O Cavaleiro Tulkun") e "Avatar: The Quest for Eywa" ("A Busca por Eywa"), respectivamente.


Com muitos lançamentos vindo ainda em 2022, qual você está mais ansioso(a) para assistir? Vote no seu favorito!

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 

Avatar: O Caminho da Água Avatar James Cameron Avatar: The Way of the Water

Leia também

"Guerra Civil", com Wagner Moura, entrega uma perturbadora beleza na morbidez e na apatia | #CineBuzzIndica


"Duna: Parte 2" encaminha adaptação para o hall de maiores franquias da atualidade | #CineBuzzIndica


"Pobres Criaturas" é o conto de libertação de Emma Stone de suas prisões sociais | #CineBuzzIndica


"Som da Liberdade" apela para a emoção em ficção disfarçada de história real | Crítica


Com história clássica, "Wish: O Poder dos Desejos" celebra os 100 anos de sonhos da Disney | #CineBuzzIndica


"What If...?" deixa de brincar com o passado e vai além em 2ª temporada | #CineBuzzIndica