James Cameron não acatou ordens do estúdio para editar "Avatar": "Fiz 'Titanic', então eu vou fazer o que quiser" - Divulgação/20th Century Studios
EITA!

James Cameron não acatou ordens do estúdio para editar "Avatar": "Fiz 'Titanic', então eu vou fazer o que quiser"

Diretor contou que a Fox queria que o filme fosse mais curto e tivesse menos cenas de voo

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 20/09/2022, às 09h35

O diretor James Cameron afirmou em entrevista ao The New York Times que a Fox queria que ele fizesse algumas mudanças em "Avatar" antes de lançá-lo nos cinemas em 2009.

No entanto, Cameron "desenhou uma linha na areia" e usou o sucesso de "Titanic", seu filme anterior, como moeda de troca com o estúdio.

"O estúdio sentia que o filme deveria ser mais curto, e que tínhamos cenas demais de voo nos ikran - ou banshees, como os humanos os chamam", contou Cameron. "Eu bati o pé e disse: 'Quer saber? Eu fiz Titanic. Esse prédio em que estamos tendo essa reunião foi pago por 'Titanic', então eu vou fazer o que quiser'".

"Eu sentia uma responsabilidade de fazer outro grande hit de bilheteria, mas não sei dizer como isso se traduziu nas escolhas artísticas que fiz. Não paro tudo e digo: 'Hmmm, vamos colocar essa planta aqui para fazer mais dinheiro'. Não funciona assim. Quando está bom o bastante, você percebe", afirmou o diretor, identificando que enxergava o potencial comercial de seu filme enquanto o realizava.

SOBRE "AVATAR 2"

A trama de "Avatar: O Caminho da Água" contará com os retornos de Jake e Neytiri no papel de pais e vivendo em um lugar totalmente desconhecido por eles. Isso porque na trama inicial, a vida dos Sullys é interrompida quando a operação de mineração RDA retorna a Pandora, forçando Jake a levar a família para “o que é visto como um porto seguro” no recife.

Além da dupla, o filme também conta com os retornos de Sigourney Weaver (franquia "Alien") e Stephen Lang ("Máquinas Mortais"). Jack Champion também se junta ao elenco como o filho adotivo de JakeJavier Socorro, mais conhecido como Spider na história, uma criança humana que cresceu em pandora. Entretanto, Neytiri só consegue enxergar o garoto com um daqueles que destruiu seu lar e matou seu pai. CCH Pounder ("A Órfã"), Dileep Rao ("A Origem") e Joel David Moore ("Terror no Pântano") completam o elenco.

Assim como o primeiro revolucionou o mundo do cinema com a tecnologia 3D, a sequência trará uma novidade ainda maior, revelada pelo diretor James Cameron: em "Avatar 2", os espectadores não precisarão de óculos para assistir ao longa em 3D, graças a um novo sistema tridimensional a laser, criado pela empresa Christie Digital.

Além de "O Caminho da Água", Cameron ainda deve lançar algumas sequências da história: o terceiro em dezembro de 2024, o quarto em 2026 e o quinto - e, possivelmente, último - em 2028. Segundo o cineasta, os títulos seriam "Avatar: The Seed Bearer" ("O Portador da Semente", em tradução livre), "Avatar: The Tulkun Rider" ("O Cavaleiro Tulkun") e "Avatar: The Quest for Eywa" ("A Busca por Eywa"), respectivamente.


E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Sigourney Weaver Avatar: O Caminho da Água Avatar Avatar: The Way of the Water James Cameron

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"