CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Oscar: Saiba quem são as 7 mulheres que concorreram a Melhor Direção

Em 94 anos de edição, apenas Jane Campion foi indicada duas vezes na categoria

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/03/2022, às 13h24 - Atualizado em 26/03/2022, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jane Campion, Chloé Zhao e Kathryn Bigelow fizeram história na categoria - Divulgação/Getty Images: Frazer Harrison/Kevin Winter
Jane Campion, Chloé Zhao e Kathryn Bigelow fizeram história na categoria - Divulgação/Getty Images: Frazer Harrison/Kevin Winter

Em 94 anos de Oscar, a premiação mais celebrada do cinema mundial, apenas sete mulheres concorreram à categoria de Melhor Direção, e este ano, Jane Campion, diretora de “Ataque dos Cães", se tornou a primeira diretora da história a ser indicada duas vezes à categoria. Um feito e tanto!

Foi somente na 49ª edição que a Academia indicou a primeira mulher ao Oscar de Melhor Direção. Foi a italiana Lina Wertmüller, pelo filme “Pasqualino Sete Belezas”. É claro que ela não venceu, perdeu para o diretor de “Rocky, Um Lutador” - e uma vitória feminina ainda demoraria alguns anos para acontecer.

Mesmo com Lina Wertmüller quebrando o tabu, foi somente em 1994 que outra mulher voltou a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção. E foi com Jane Campion, que concorreu à categoria de Melhor Direção por “O Piano”. Na ocasião, ela não venceu o prêmio, que ficou para Steven Spielberg, por “A Lista de Schindler”.

Uma década após a indicação de Campion, foi a vez de Sofia Coppola receber uma indicação ao Oscar de Melhor Direção por seu segundo longa, “Encontros e Desencontros”, estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson. Mesmo sendo uma das diretoras de maior prestígio em Hollywood, Sofia não voltou a ser indicada à categoria.

Em 2010, na 82ª edição, finalmente veio o Oscar para uma mulher. A dona do feito foi Kathryn Bigelow, pelo filme “Guerra ao Terror'', que se tornou o primeiro filme da história do Oscar dirigido por uma mulher a vencer também na categoria principal. Feito repetido em 2021 por Chloé Zhao, com “Nomadland”.

Antes de Zhao, em 2018, Greta Gerwig se tornou a 5ª mulher a concorrer ao Oscar de Melhor Direção por “Lady Bird: A Hora de Voar”. No entanto, naquele ano, não foi a vez de uma mulher vencer a categoria pela segunda vez, o que aconteceu em 2021, quando Chloé Zhao fez história como a primeira mulher não branca a ser indicada e vencer a categoria.

Naquele mesmo ano, outra mulher também concorria, a estreante Emerald Fennell, por “Bela Vingança”. Marcando a cerimônia como a primeira da história em que duas mulheres disputaram a categoria.

Agora, em 2022, o cenário é ainda mais positivo e Jane Campion tem tudo para algo inédito em 94 anos de Oscar: caso ela vença, será a primeira vez na história que duas mulheres ganham em anos consecutivos. Será que veremos a história sendo escrita?


O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Direção?

  • Kenneth Branagh, por “Belfast”
  • Ryusuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
  • Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
  • Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
  • Steven Spielberg, por “Amor, Sublime Amor”

+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!