CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / UAU!

“Barbie”: 4 críticas sociais presentes no filme estrelado por Margot Robbie

“Barbie” já está em cartaz e, apesar da comédia, traz críticas sociais para refletir em sua história

Paulo Marinho | @_senhormarinho - Publicado em 24/07/2023, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
4 críticas sociais em "Barbie", estrelado por Margot Robbie ("O Esquadrão Suicida"), que já está em cartaz nos cinemas - Reprodução/Warner Bros. Pictures
4 críticas sociais em "Barbie", estrelado por Margot Robbie ("O Esquadrão Suicida"), que já está em cartaz nos cinemas - Reprodução/Warner Bros. Pictures

“Barbie”, protagonizado por Margot Robbie ("O Esquadrão Suicida"), vem chamando a atenção do público com sua trama divertida e repleta de críticas sociais. O caminho não poderia ser diferente, já que a diretora do longa, Greta Gerwig, é conhecida por filmes como “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017) e “Adoráveis Mulheres” (2019).

A produção aborda amplamente temas relacionados a machismo, assédio e patriarcado, além de explorar brevemente assuntos como raça e padrões corporais, retratando uma Barbie Presidente negra e até mesmo uma advogada gorda. A seguir, o CineBuzz elencou algumas das críticas sociais presentes na obra. Confira:

O patriarcado

Ao deixar Barbielândia, a Barbie descobre que, ao contrário do que pensava, a sua criação não tornou o mundo mais favorável às mulheres. Elas não ocupam espaços de liderança - inclusive na própria Mattel, empresa que fabrica as bonecas -, são frequentemente tratadas como objetos sexuais - exemplificado nos assédios sofridos pela boneca ao andar de patins pela rua - e como se tivessem nascido para servir os homens.

Padrões de beleza

Barbie é uma boneca que fez parte da infância de muitas gerações e ajudou a estabelecer uma barreira entre o mundo real e o padrão de beleza ilusório com seus cabelos perfeitamente alinhados, corpo magro e simétrico, e maquiagem perfeita.

Porém, ela não é a única e "Barbie" traz uma infinidade de diferentes Barbies e Kens, com diferentes traços étnicos, tamanhos, corpos e tudo o que as faz serem únicas e perfeitas em suas próprias existências.

Greta Gerwig, que também é responsável pelo roteiro da produção, ainda traz uma reflexão sobre a Barbie de Margot Robbie, chamada de Barbie Esteriotipada, e como ela começa a se enxergar diferente ao ver como a vida e a aparência perfeita da boneca não faz a menor diferença para resolver os problemas do mundo, levando-a à sua primeira crise existencial.

Reflexão sobre o diferente

Mesmo com a diversidade em alta na Barbielândia, o longa também aborda que, ainda assim, pode haver preconceito, usando a Barbie Estranha, interpretada por Kate McKinnon, como exemplo. 

Diferentemente das Barbies de seu mundo, a personagem foi rabiscada e maltratada por uma criança, ficando com um rosto desconfigurado para os padrões do restante dos moradores do lugar.Por ser diferente, “Estranha” vive isolada e faz uma referência às pessoas que não se encaixam nos padrões estabelecidos pela sociedade.

Mansplaining 

Apesar do termo ter sido alvo de piadas e memes há alguns anos, ele realmente existe e explica o comportamento masculino de tentar explicar algo para uma mulher como se ela não soubesse nada sobre algum assunto.

No filme, esse momento é retratado quando as Barbies pedem para que os Kens lhes expliquem coisas como o jeito certo de praticar esportes ou o enredo de um filme, como uma forma de enganá-los para que ela executem os seus planos. E, é claro, eles caem como patinhos!

Sobre "Barbie"

Em seu primeiro final de semana, “Barbie” já se tornou a maior estreia de um filme dirigido por uma mulher na história do cinema, arrecadando US$ 155 milhões (R$ 740 milhões na conversão atual). Além disso, também conseguiu quebrar o recorde de “Avatar: O Caminho da Água” em menos de 24 horas de lançamento, após superar a quantidade de ingressos do filme de James Cameron na pré-venda.

Na história, Barbie (Margot Robbie, "O Esquadrão Suicida) começa a questionar o seu mundo perfeito - onde não existem banhos gelados, pesadelos ou pés chatos - não é mais tão perfeito quanto ela pensava. Assim, para recuperar a perfeição, ela decide ir até o Mundo Real para descobrir toda a verdade sobre o universo.

Junto com Ken (Ryan Gosling, "La La Land: Cantando Estações"), ela viaja da Barbielândia e invade o nosso mundo, pronta para conhecer os humanos mais de perto. Porém, o impiedoso presidente da companhia que fabrica as bonecas Barbie não a deixará vagar por muito tempo e a perseguirá até que esteja perfeitamente segura em seu mundo perfeito... que já não é mais tão perfeito assim quando ela retorna. Confira o trailer:

Além de Robbie e Gosling, "Barbie" ainda conta com Alexandra Shipp ("Tick, tick... BOOM!"), Simu Liu ("Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis"), Emma Mackey ("Sex Education"), Kingsley Ben-Adir ("Invasão Secreta"), Issa Rae ("Um Crime Para Dois") e Ncuti Gatwa ("Doctor Who") e a cantora Dua Lipa como diferentes versões de Barbie e Ken.

Michael Cera ("Juno"), Will Ferrel ("Eurovision"), Kate McKinnon ("Caça-Fantasmas"), America Ferrera ("Superstore"), Connor Swindells (“Sex Education”), Emerald Fennell ("Bela Vingança"), e Helen Mirren ("Shazam: Fúria dos Deuses"), entre tantos outros, completam o elenco.

Greta Gerwig, além de dirigir o longa-metragem, assina o roteiro de "Barbie" junto com o marido, Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia", "Ruído Branco"). CineBuzz já viu o filme e você pode conferir a crítica clicando aqui.


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!

  • "M3GAN"
  • "Pearl"
  • "Pânico 6"
  • "John Wick 4: Baba Yaga"
  • "Air: A História por trás do Logo"
  • "Super Mario Bros. O Filme"
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão"
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3"
  • "Velozes & Furiosos 10"
  • "A Pequena Sereia"
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"
  • "Transformers 7: O Despertar das Feras"
  • "The Flash"
  • "Elementos"
  • "Indiana Jones e a Relíquia do Destino"
  • "Sobrenatural: A Porta Vermelha"
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1"
  • "Barbie"
  • "Oppenheimer"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!