CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / COBERTURA

Especial 46ª Mostra de São Paulo: acompanhe a cobertura de CineBuzz

46ª edição acontece de 20 de outubro a 2 de novembro em formato majoritariamente presencial

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 03/11/2022, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especial 46ª Mostra de São Paulo: acompanhe a cobertura de CineBuzz - "Noites Alienígenas" - Vitrine Filmes/Mostra de SP
Especial 46ª Mostra de São Paulo: acompanhe a cobertura de CineBuzz - "Noites Alienígenas" - Vitrine Filmes/Mostra de SP

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega à sua 46ª edição e acontecerá entre os dias 20 de outubro a 2 de novembro em formato majoritariamente presencial.

"No pós-pandemia - e nem se pode dizer que ela esteja totalmente erradicada -, ainda estamos vivendo um impasse. O público migrou para outras telas e plataformas. Nossa expectativa é trazermos o público de volta aos dez cinemas que vão exibir a programação", declarou Renata de Almeida, diretora da Mostra.

Serão 223 títulos de 60 países, em circuito de salas de cinemas e espaços abertos da cidade de São Paulo. As plataformas Sesc Digital e Spcine Play, irão disponibilizar, gratuitamente, 10 e 7 filmes, respectivamente, selecionados pela curadoria do evento.

O CineBuzz estará fazendo a cobertura do evento e reuniremos aqui as informações sobre os filmes assistidos. Acompanhe-nos!

FILMES ASSISTIDOS

  • SEM URSOS

Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.

Exibido nos festivais de Veneza e Toronto.

Assista ao trailer:

  • DIAS ARDENTES

Emre, um promotor jovem e dedicado, é recém transferido para uma pequena cidade alvo de uma crise hídrica e de escândalos políticos. Após um primeiro contato positivo, ele se envolve em um número crescente de interações tensas e se vê arrastado para dentro da cena política local contra a sua vontade. Quando Emre cria um vínculo com o dono do jornal local, a pressão na cidade aumenta à sombra de diversos rumores.

Exibido na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Assista ao trailer:

  • ARMAGEDDON TIME

O novo longa do diretor James Gray ("Ad Astra - Rumo às Estrelas") reúne um elenco de respeito: Anne Hathaway, Jeremy Strong e Anthony Hopkins são alguns dos nomes dessa história que se passa no início da década de 1980.

No entanto, quem a protagoniza é o jovem ator Banks Repeta, que nos guia por uma Nova York moldada pelo sonho americano e também pelo preconceito. Se o novo trabalho de Gray não está entre os seus mais originais, pelo menos, é interessante observar como o diretor confia no Paul Graff de Repeta para ser uma espécie de white savior em um momento de importante transformação na história da sociedade norte-americana.

Assista ao trailer:

  • A INTEGRIDADE DE JOSEPH CHAMBERS

O diretor Robert Machoian já havia chamado a atenção dos críticos com "The Killing of Two Lovers", de 2020. Agora, ele reprisa a parceria com o ator Clayne Crawford que é Joseph Chambers, um vendedor de seguros e pai de família que quer ter as habilidades necessárias para poder cuidar de sua família no caso de um apocalipse.

Para tal, Chambers decide caçar sozinho pela primeira vez, apesar das objeções de sua esposa. Partindo para as montanhas com um rifle emprestado, ele percorre a floresta em busca de sua presa. Seu tédio dura pouco quando inesperadamente Joe passa por uma experiência traumática.

O que começa como um experimento para provar a si mesmo que ele é um pai e marido capaz, logo se transforma em pesadelo. Não é um filme de fácil digestão mas, apesar do ritmo cadenciado, a trilha sonora e o trabalho de som merecem destaque nesta obra que promete gerar boas discussões sobre a integridade e a masculinidade em tempos onde as armas são sinônimo de virilidade. 

Assista ao trailer:

RESTAURAÇÕES

  • DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

Manuel e Rosa subexistem no sertão nordestino por meio de trabalhos prestados a um coronel. No dia da partilha de gado entre Manuel e o coronel, os dois discutem e Manuel vinga a injustiça do coronel com sangue. Manuel passa a seguir o beato Sebastião e seus fiéis, mas Rosa, sempre cética ao poder de Sebastião, tenta persuadir o marido a desistir da vida santa. Quando Manuel compartilha com o beato o sacrifício de uma criança, Rosa desesperada, assassina Sebastião, enquanto Antônio das Mortes arrasa todos os seus seguidores. Manuel e Rosa, mais uma vez, se entregam ao destino do sertão, até encontrarem Corisco, o diabo loiro, que aceita a inclusão de Manuel em seu bando.

Restaurado a partir do negativo original em 35mm preservado na Cinemateca Brasileira e com uma nova restauração 4K pelos Estudios Cinecolor e Estudios JLS, pelos diretores de fotografia Luís Abramo e Rogério Moraes e com a supervisão de Rodrigo Mercês.

  • A  RAINHA DIABA

Do quarto dos fundos de um antro de prostituição, o marginal Rainha Diaba controla com mão de ferro o crime organizado da cidade. Para evitar que um de seus homens de frente caia nas mãos da polícia, Rainha Diaba encarrega Catitu de inventar um bandido perigoso e entregá-lo à polícia no lugar do homem procurado. Catitu sai pelas ruas e encontra Bereco, um jovem sustentado pela cantora de cabaré Isa. Ele atrai Bereco para uma série de crimes, projetando-o como um perigoso bandido.

Restauração e criação da cópia em DCP 4K é uma realização do Janela de Cinema de Recife em parceria com a organização Cinelimite e o laboratório Link Digital/Mapa Filmes. Os materiais originais são provenientes do Arquivo Nacional e do CTAv.

  • A MÃE E A PUTA

Alexandre, um jovem diletante e desocupado, vive com sua amante, Marie, e passeia pela Rive Gauche em Paris. Um dia, ele conhece Veronika, uma jovem enfermeira. Ele começa um caso com Veronika, sem deixar Marie.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica do Festival de Cannes.

A Mãe e a Puta foi restaurado e remasterizado em 4K em 2022 pela Les Films du Losange com o apoio da CNC e a participação da La Cinémathèque Suisse e da Chanel. Restauração de imagem por L’Immagine Ritrovata/Éclair Classics, supervisionada por Jacques Besse e Boris Eustache. Restauração de som por Léon Rousseau - L.E. Diapason.

BRASILEIROS

  • CARVÃO

Irene e o marido, Jairo, têm uma pequena carvoaria no quintal de casa, numa cidade do interior. Eles cuidam do filho pequeno, Jean, e do pai dela, que não sai mais da cama, não fala, não ouve. Tudo muda quando decidem hospedar em sua casa, em troca de uma boa quantidade em dinheiro, um estrangeiro misterioso. A chegada do homem, um sujeito pouco simpático que não fala português, transforma, não necessariamente para melhor, a dinâmica da vida da família de Irene, além de os colocar em risco, a ponto de ela pensar se aquilo tudo vale a pena.

Assista ao trailer:

  • PALOMA

Paloma é uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com o seu namorado, Zé. Ela trabalha duro como agricultora numa plantação de mamão, e está economizando para pagar a festa. A recusa do padre em aceitar seu pedido obrigará Paloma a enfrentar a sociedade rural. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abala sua fé.

Assista ao trailer:

  • NOITES ALIENÍGENAS

Na Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste frente à contemporaneidade que parece negar a floresta, acompanhamos as vidas de três jovens amigos de infância, na periferia de Rio Branco, no Acre, que se entrelaçam e, por fim, encontram-se em uma tragédia comum, em uma sociedade em transformação e impactada de forma violenta com a chegada do crime organizado do sudeste do Brasil.

MATÉRIAS

  • "No Bears": Novo filme de Jafar Panahi, diretor preso no Irã, estará na 46ª Mostra de São Paulo; clique aqui
  • Com homenagem a Méliès, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revela pôster da 46ª edição; clique aqui
  • Sem apoio da Lei Rouanet, Mostra de São Paulo anuncia seleção de sua 46ª edição; clique aqui
  • Com retorno da realidade virtual, Mostra de SP anuncia programação gratuita da 46ª edição; confira; clique aqui
  • Mostra de São Paulo divulga premiados de sua 46ª edição; clique aqui
  • Mostra de SP: Repescagem irá exibir 24 filmes da seleção oficial; veja lista; clique aqui

Com muitos lançamentos vindo ainda em 2022, qual você está mais ansioso(a) para assistir? Vote no seu favorito!

  • "Morte Morte Morte" (Estreia em 06/10)
  • "Amsterdam" (Estreia em 06/10)
  • "Lobisomem na Noite" (Estreia em 07/10)
  • "Halloweens Ends" (Estreia em 13/10)
  • "Bem-Vindo à Vizinhança" (Estreia em 13/10
  • "A Escola do Bem e do Mal" (Estreia em 19/10)
  • "Adão Negro" (Estreia em 20/10)
  • "O Enfermeiro da Noite" (Estreia em 26/10)
  • "Depois do Universo" (Estreia em 27/10)
  • "Enola Holmes" (Estreia em 04/11)
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (Estreia em 10/11)
  • "Avatar: O Caminho da Água" (Estreia em 15/12)
  • "Bardo" (Estreia em 16/12)
  • "Glass Onion: Um Mistério Knives Out" (Estreia em 23/12)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!