CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / E AÍ?

Qual é a ligação entre "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" e "Caverna do Dragão"?

Adaptação do RPG de sucesso já está disponível no Paramount+

Henrique Nascimento | @hc_nascimento - Publicado em 13/04/2023, às 04h00 - Atualizado em 07/10/2023, às 07h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda a ligação entre "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" e "Caverna do Dragão" - Divulgação/Paramount Pictures/CBS
Entenda a ligação entre "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" e "Caverna do Dragão" - Divulgação/Paramount Pictures/CBS

"Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" já está disponível no Paramount+ e, mesmo antes da estreia nos cinemas, em abril deste ano, o longa tem provocado confusão em fãs de "Caverna do Dragão", que ficaram na dúvida se a produção seria uma continuação, uma adaptação ou uma história derivada do desenho, lançado em 1980 e que fez bastante sucesso no Brasil entre os anos 1990 e 2000. Afinal, eles são a mesma coisa?

A resposta para essa pergunta é sim e não. Tanto o filme quanto o desenho são baseados no famoso jogo de RPG "Dungeons & Dragons", que mistura estratégia e interpretação para criar histórias fantásticas em um mundo mágico.

Lançado em 1974, “Dungeons & Dragons” - também conhecido como "D&D" - acabou se popularizando mundo afora após o lançamento da animação “Caverna do Dragão”, que é inspirada no jogo e, inclusive, no original, leva o nome do RPG. Porém, a história não tem nada a ver com a de “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”.

Em “Caverna do Dragão”, acompanhamos a história de um grupo de crianças que, após o passeio em uma montanha-russa, é enviado a um mundo mágico. Lá, os jovens são guiados por um misterioso velhinho, chamado de Mestre dos Magos, e precisam encarar desafios de um assustador vilão, o Vingador, na tentativa de voltar para casa.

A produção teve três temporadas e acabou ficando marcada por ter sido cancelada sem um fim, que ficou perdido por diversos anos até que um dos roteiristas da série, Michael Reaves, revelou o que seria o possível desfecho de “Caverna do Dragão” e, através do esforço de fãs, o episódio final se tornou realidade, mostrando o grupo enfrentando um último desafio para voltar para casa.

Enquanto isso, "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes", assim como “Caverna do Dragão”, é apenas mais uma história dentro do universo de "Dungeons & Dragons". No filme, Edgin, vivido por Chris Pine ("Mulher-Maravilha 1984"), e a sua melhor amiga, Holga, personagem de Michelle Rodriguez ("Velozes & Furiosos"), foram presos após um roubo que não deu certo.

Desesperado para reencontrar a sua filha, o ladrão cria um plano para que eles fujam da prisão. Porém, embora o plano funcione, o sonho de Edgin se torna um pesadelo após o bardo descobrir que foi traído por um ex-companheiro, que também se encarregou a envenenar a mente de sua filha para que a jovem se virasse contra o pai.

Decidido a reconquistá-la, além de destruir o traidor e, no meio do caminho, recuperar um bem tão precioso quanto a reunião com a filha, o bardo, com a ajuda de Holga, decide reunir um grupo de antigos e novos amigos, com objetivos semelhantes, para conseguir o que quer.

As similaridades entre os personagens, o cenário medieval, as vestimentas antigas e os poderes mágicos são alguns indícios de que tanto “Honra Entre Rebeldes” e “Caverna do Dragão” fazem parte do mesmo universo, mas é só isso mesmo.

Porém, os fãs do desenho não sairão dos cinemas de mãos abanando, já que o filme traz uma participação especial dos personagens de “Caverna do Dragão”. Em uma das cenas, os personagens do filme acabam se encontrando com Eric, Bobby, Presto, Hank, Diana e Sheila. Os dois grupos disputam um desafio em um labirinto e tentam sair vivos, mas as coisas não saem tão bem para nenhum deles. Confira um trecho a seguir:

"Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" conta com a dupla Jonathan Goldstein e John Francis Daley, de "Homem-Aranha: De Volta ao Lar", na direção do longa. Ao lado de Michael Gilio ("Jolene"), eles também são responsáveis pelo roteiro.

Além de Chris Pine e Michelle Rodriguez, o elenco da adaptação cinematográfica de "Dungeons & Dragons" ainda conta com Justice Smith ("Detetive Pikachu"), Sophia Lillis ("IT - A Coisa"), Hugh Grant ("The Undoing"), Daisy Head ("Anjos da Noite: Guerras de Sangue") e Chloe Coleman ("Big Little Lies").

Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão" (20 de abril)
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
  • "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe" (4 de maio)
  • "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
  • "A Pequena Sereia" (25 de maio)
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
  • "Transformers 7: O Despertar das Feras" (8 de junho)
  • "Elementos" (15 de junho)
  • "The Flash" (15 de junho)
  • "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
  • "Barbie" (20 de julho)
  • "Oppenheimer" (20 de julho)
  • "Besouro Azul" (17 de agosto)
  • "As Marvels" (10 de novembro)
  • "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
  • "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)

+Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!