CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / PREMIAÇÃO

Como são eleitos os vencedores do Oscar?

Quem vota no Oscar? Como funciona o processo? Confira tudo antes da 95ª edição do prêmio, que acontece no dia 12 de março

Rafaela Paiva (Colaboração do CineBuzz com o Hollywood Forever TV) Publicado em 07/03/2023, às 08h00 - Atualizado em 12/03/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como funciona o processo de votação do Oscar? - Frazer Harrison/Getty Images
Como funciona o processo de votação do Oscar? - Frazer Harrison/Getty Images

Considerada a premiação mais importante da indústria cinematográfica, o Oscar é uma cerimônia anual realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com o objetivo de premiar os grandes destaques do cinema no último ano. Mas como são eleitos os vencedores?

Com a edição de 2023 se aproximando - o evento acontece no próximo domingo, dia 12 de março -, Hollywood Forever TV e CineBuzz preparou um guia para ajudá-lo a entender quem escolhe os vencedores e como funciona o processo de votação. Confira a seguir:

Quem vota no Oscar?

De acordo com a Vanity Fair, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é formada por um grupo com mais de 10.000 membros — com quase 9.500 elegíveis para votar —, todos profissionais da indústria do cinema. São os integrante da Academia que decidem quem vai concorrer e quem vai ganhar a tão desejada estatueta do Oscar.

Quem são e como se tornar um membro da Academia?

A Academia descreve os seus membros como “limitados a artistas de cinema que trabalham na produção de filmes lançados nos cinemas”. Os membros são divididos em 17 ramos: atores, diretores, produtores, roteiristas etc.

Para ser um membro, é necessário trabalhar na indústria cinematográfica, ter “conquistas excepcionais” no ramo e ser indicado por dois integrantes (a candidatura será então avaliada pelo comitê da Academia, podendo ou não ser aceita).

No passado, nomes brasileiros como os dos atores Wagner Moura e Selton Mello, os diretores Bruno Barreto e Jeferson De e os produtores Fabiano Gullane e Paula Barreto, entre tantos outros, foram convidados a se juntar à Academia.

Além disso, todos os indicados ao Oscar também são convidados a se juntar ao seleto grupo. Ou seja, para o Brasil, a iniciativa inclui os diretores Fernando Meirelles, indicado em 2004 por "Cidade de Deus", Alê Abreu, nomeado em 2016 por "O Menino e o Mundo", e Petra Costa, indicada na categoria de Melhor Documentário com "Democracia em Vertigem"; além da atriz Fernanda Montenegro, até hoje a única brasileira a concorrer na categoria de Melhor Atriz, por seu trabalho em "Central do Brasil"

Quem pode se candidatar a uma nomeação?

Os produtores do filme são os responsáveis por escolhar para quais categorias gostaria que o seu filme fosse considerado no Oscar. Porém, para isso, algumas regras precisam ser seguidas: o filme precisa ter mais de 40 minutos, ter ficado em cartaz por no mínimo sete dias seguidos e não pode ter sido exibido em qualquer outro meio antes do cinema. 

Porém, há categorias que podem divergir dessas regras, como é o caso das nomeações para Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação em Curta-Metragem e Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Além disso, em anos mais recentes, essas regras têm sido bastante discutidas por causa da popularização de serviços de streaming, que têm feitos filmes originais e exclusivos para suas plataformas. Porém, o Oscar bateu o pé nesse quesito e afirmou que não aceitaria filmes de streaming que não passassem pelos cinemas antes.

Portanto, para se manter na corrida pelo maior prêmio do cinema, plataformas têm antecipado os seus lançamentos nas telonas e, só depois de sete dias, no mínimo, os longas estreiam no streaming. A Netflix, inclusive, tem um cinema exclusivo em Nova York para isso.

Como são escolhidos os indicados ao Oscar?

Cada ramo da Academia é responsável por selecionar os finalistas em cada categoria. Ou seja, atores votam em atores, diretores votam em diretores e assim por diante. A única exceção é para a categoria de Melhor Filme. Nela, todos podem votar.

Como são escolhidos os vencedores?

Com a lista de indicados definida, uma votação é aberta para todos os membros da Academia. Nessa parte do processo, por exemplo, um ator pode votar em Melhor Diretor, Melhor Figurino, Melhor Roteiro etc.

Leia a matéria original publicada em Hollywood Forever TV, parceiro de CineBuzz, clicando aqui.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?

  • "Nada de Novo no Front"
  • "Avatar: O Caminho da Água"
  • "Os Banshees de Inisherin"
  • "Elvis"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"
  • "Os Fabelmans"
  • "Tár"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Triângulo da Tristeza"
  • "Entre Mulheres"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!