CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / HISTÓRIAS DO OSCAR

Oscar: Saiba quais artistas já rejeitaram a estatueta

Nem todos almejam receber a cobiçada estatueta dourada

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 10/03/2023, às 12h20 - Atualizado em 12/03/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar: Saiba quais artistas já rejeitaram a estatueta - Divulgação/Getty Images: Christopher Polk
Oscar: Saiba quais artistas já rejeitaram a estatueta - Divulgação/Getty Images: Christopher Polk

No próximo domingo, dia 12 de março, acontece a 95ª cerimônia do Oscar. Embora muitos nomeados aguardem com expectativa a chance de receber a cobiçada estatueta de ouro, nesses quase cem anos da premiação, alguns artistas já recusaram o prêmio. Dá para acreditar?

A seguir, o CineBuzz lista os artistas que, declaradamente, recusaram o prêmio. Mas vale lembrar também que existem outros casos de pessoas que sequer compareceram à cerimônia para receber o careca dourado, como Katharine Hepburn, premiada quatro vezes com o Oscar de Melhor Atriz, e Woody Allen, premiado também quatro vezes, mas na categoria de Melhor Roteiro Original. Confira:

Dudley Nichols rejeita o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1936

A primeira pessoa da história a rejeitar a estatueta dourada foi o roteirista Dudley Nichols. Ele venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado pelo filme “O Denunciante”, de John Ford, na edição de 1936.

Nichols recusou o seu prêmio por uma série de disputas entre o Sindicato de Roteiristas, do qual ele próprio foi um dos fundadores, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar. Contudo, anos depois, em 1949, ele foi visto com a sua estatueta.

O motivo seria o fim das disputas entre Dudley Nichols, o Sindicato e a Academia em 1937, ano em que o roteirista foi eleito presidente da associação de roteiristas, em virtude de sua recusa histórica do Oscar. Depois de “O Denunciante”, Nichols voltou a ser nomeado em outras três oportunidades, mas nunca mais venceu.

George C. Scott rejeita nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1962

Praticamente 30 anos depois da vitória de Nichols, em 1962, o controverso ator norte-americano George C. Scott afirmou que não tinha qualquer interesse em receber um Oscar. Ele foi nomeado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por “Desafio à Corrupção”, filme de Robert Rossen protagonizado por Paul Newman, mas rejeitou a oferta. O vitorioso da categoria foi George Chakiris por “Amor, Sublime Amor”.

Em sua primeira nomeação, que aconteceu dois anos antes, em 1960, também na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo desempenho em “Anatomia de Um Crime”, de Otto Preminger, Scott não registrou recusa. Na ocasião, ele perdeu o prêmio para Hugh Griffith, nomeado por "Ben-Hur", de William Wyler. Será que rolou um ressentimento na segunda vez?

George C. Scott rejeita o Oscar de Melhor Ator em 1971

Após a controvérsia com a nomeação rejeitada de George C. Scott em 1962, a Academia voltou a nomear o ator, desta vez na edição do Oscar de 1971 e na categoria de Melhor Ator por “Patton - Rebelde ou Herói?”, de Franklin J. Schaffner.

O ator venceu a categoria e o produtor do filme, Frank McCarthy, também oscarizado na noite com o Oscar de Melhor Filme, subiu ao palco e recebeu a estatueta de Scott das mãos de Goldie Hawn.

Sem muitas palavras, Schaffner agradeceu o reconhecimento da Academia e a importância da instituição nos EUA, levando a estatueta consigo. Um dia depois, ele devolveu a estatueta para respeitar o desejo de George C. Scott.

George C. Scott considerava a cerimônia do Oscar um desfile criado em virtude de interesses econômicos. Ao ser nomeado, ele enviou o seguinte telegrama para a Academia: 

Peço respeitosamente que retirem o meu nome da lista de nomeados. O meu pedido não tem a intenção de ofender os meus colegas.

Atualmente, seu Oscar está na George C. Marshall Foundation Library, no Instituto Militar da Virgínia. 

Marlon Brando rejeita o Oscar de Melhor Ator em 1973

Apenas dois anos após a rejeição de George C. Scott, foi a vez de Marlon Brando – já vencedor de uma estatueta de Melhor Ator por “Sindicato de Ladrões”, de Elia Kazan -, rejeitar um Oscar.

Ao conquistasr a estatueta de Melhor Ator por "O Poderoso Chefão", Brando rejeitou a vitória de maneira chocante. Ausente da cerimônia, ele foi representado pela ativista pelos direitos dos índios americanos, Sacheen Littlefeather, que subiu ao palco para discursar:

[Brando] lamentavelmente não pôde aceitar este prêmio tão generoso”, disse Littlefeather em seu discurso improvisado de recusa, sabendo que não teria tempo para ler as várias páginas datilografadas do ator de comentários preparados.

E as razões para isso são o tratamento dos indígenas americanos pela indústria cinematográfica [o público começa a vaiar] – com licença – e na televisão, em reprises de filmes, e também com acontecimentos recentes em Wounded Knee.” O discurso de Marlon Brando foi lido na íntegra na sala de imprensa após o ocorrido.

Depois disso, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu criar uma nova regra, afirmando que ninguém poderia receber o prêmio por um vencedor, caso o campeão não estivesse na cerimônia do Oscar.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Ator Coadjuvante?

  • Brendan Gleeson, "Os Banshees de Inisherin"
  • Brian Tyree Henry, "Causeway"
  • Judd Hirsch, "Os Fabelmans"
  • Barry Keoghan, "Os Banshees de Inisherin"
  • Ke Huy Quan, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!