CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / LISTA

Quem são as atrizes que mais venceram o Oscar?

Meryl Streep é a recordista de indicações, mas quem levou mais estatuetas para casa?

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/03/2023, às 14h15 - Atualizado em 12/03/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cate Blanchett concorre ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023, por sua atuação em "Tár", e pode melhorar a sua posição no ranking de atrizes que mais conquistaram estatuetas de ouro - Divulgação/Universal Pictures
Cate Blanchett concorre ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023, por sua atuação em "Tár", e pode melhorar a sua posição no ranking de atrizes que mais conquistaram estatuetas de ouro - Divulgação/Universal Pictures

Ao longo dos 95 anos do Oscar, o mais prestigiado e importante prêmio do cinema, diversas atrizes foram contempladas com a cobiçada estatueta de ouro. Receber um Oscar já é uma honraria e tanto, agora imagine ser a atriz com mais estatuetas na história da premiação, hein?

Em homenagem à 95ª edição do Oscar, que acontece no próximo domingo (12), nós de CineBuzz listamos as atrizes mais premiadas de todos os tempos na competição, além de trazer outras curiosidades sobre a categoria de Melhor Atriz. Confira:

Katharine Hepburn - 4 vitórias

Katharine Hepburn em "Adivinhe Quem Vem Para Jantar" (Divulgação/Columbia Pictures)

A atriz norte-americana, morta em 29 de junho de 2003 aos 96 anos, foi eleita pelo American Film Institute como a maior estrela feminina de todos os tempos. Hepburn foi indicada doze vezes ao Oscar de Melhor Atriz e venceu quatro delas, por "Num Lago Dourado" (1981), "O Leão no Inverno" (1968), "Adivinhe Quem Vem Para Jantar" (1967) e "Manhã de Glória" (1933). 


Frances McDormand - 3 vitórias

Frances McDormand em "Nomadland" (Divulgação/Searchlight Pictures)

A atriz de 65 anos já venceu o prêmio de Melhor Atriz três vezes e recebeu seis indicações, três como Atriz Principal e outras três como Atriz Coadjuvante. Suas vitórias foram todas como Melhor Atriz, por seus trabalhos em "Fargo" (1996), "Três Anúncios Para Um Crime" (2017) e "Nomadland" (2020). Possui ainda uma quarta estatueta, de Melhor Filme, por "Nomadland".


Ingrid Bergman - 3 vitórias

Ingrid Bergman em "Anastacia" (Divulgação/MGM)

A atriz sueca, morta em 29 de agosto de 1982 aos 67 anos, foi indicada seis vezes ao Oscar de Melhor Atriz e saiu vencedora duas vezes, pelos filmes "À Meia-Luz" (1944) e "Anastacia - A Princesa Esquecida" (1956). Ela ainda recebeu uma indicação como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Assassinato no Expresso do Oriente" (1974) e saiu vencedora, totalizando três prêmios por atuação. 


Meryl Streep -  3 vitórias

Meryl Streep em "Kramer vs. Kramer" (Divulgação/Columbia Pictures)

A norte-americana de 73 anos detém o recorde de indicações ao Oscar com 21 nomeações. Meryl Streep venceu três estatuetas ao longo da carreira: como Melhor Atriz Coadjuvante por "Kramer vs. Kramer" (1979) e como Melhor Atriz por "A Escolha de Sofia (1982)" e "A Dama de Ferro" (2011).

Cate Blanchett - 2 vitórias

Cate Blanchett em "Tár" (Divulgação/Universal Pictures)

Cate Blanchett está mais próxima de integrar a lista das atrizes que venceram o Oscar três vezes, já que concorre pela quinta vez na categoria de Melhor Atriz do Oscar deste ano, por sua atuação em "Tár", e é uma das favoritas ao prêmio. Ela ainda recebeu outras três indicações como Atriz Coadjuvante.

A australiana de 51 anos venceu a categoria Melhor Atriz Coadjuvante com "O Aviador" (2004) e a de Melhor Atriz com "Blue Jasmine" (2013). 

Sobre a categoria de Melhor Atriz

  • A categoria de Melhor Atriz existe desde a primeira cerimônia, em 1929, mas nos primeiros dois anos consagrava todos os trabalhos de uma atriz no respectivo ano.
  • Na terceira cerimônia, a regra mudou, com apenas um dos filmes citado no prêmio final, embora com mais de um filme para representar a atriz indicada.
  • Finalmente, a partir da quarta cerimônia, em 1931, o atual sistema entrou em vigência, de que é a interpretação em um determinado filme de condiciona cada atriz à nomeação.
  • Até a oitava cerimônia, em 1936, o prêmio destinava-se a todas as atrizes - principais e coadjuantes. Somente a partir da nona cerimônia, em 1937, a categoria se dividiu entre Atriz Principal e Atriz Coadjuvante, o que se mantém até hoje.
  • Meryl Streep é recordista em indicações ao Oscar de Melhor Atriz, com 17 nomeações, além de outras quatro como Atriz Coadjuvante.
  • Jessica Tandy foi a atriz mais velha a vencer a categoria, ganhando aos 80 anos por "Conduzindo Miss Daisy", enquanto Marlee Matlin foi a mais jovem de todas, conquistando a estatueta aos 21 anos por "Filhos do Silêncio".

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Atriz?

  • Cate Blanchett, "Tár"
  • Ana de Armas, "Blonde"
  • Andrea Riseborough, "To Leslie"
  • Michelle Williams, "Os Fabelmans"
  • Michelle Yeoh, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!