CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Dia das Mães: Relembre os momentos maternos de ‘Game of Thrones’

Reunimos alguns dos momentos mais importantes da série protagonizados pela força das mães de Westeros

Redação Digital Publicado em 11/05/2019, às 16h44 - Atualizado às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catelyn Stark e Cersei Lannister. - Divulgação/HBO
Catelyn Stark e Cersei Lannister. - Divulgação/HBO

Game of Thrones é uma série de successo não apenas por seus dragões e tramas mais loucas do que a política brasileira, mas também por apresentar personagens totalmente humanos e que são movidos por motivos humanos.

E o que é mais humano que o instinto materno? Para comemorar o Dia das Mães, neste domingo (12), reunimos alguns dos momentos mais incríveis e maternais protagonizados pelas mães mais amadas – e odiadas – de Game of Thrones. Confira:

1. Quando Catelyn interceptou um assassino no quarto de Bran

Depois que Bran caiu da torre, Jaime Lannister mandou um assassino para acabar com o garoto para que ele não conte a ninguém que viu a rainha com o irmão dela.

Catelyn Stark, no entanto, estava no quarto quando o homem com uma faca veio para matar Bran. Ela usou suas próprias mãos para segurar a faca quando o homem tentava acertar o garoto desacordado.

Verão ataca o assassino e o mata, mas ele não teria chegado a tempo se não fosse por Catelyn, que arriscou sua própria vida pelo filho.

++ Daenerys e Cersei se preparam para a guerra na prévia do penúltimo episódio de 'Game of Thrones'

2. Quando Catelyn não hesitou em quase criar uma guerra para vingar seu filho

Os Lannister são a família mais rica dos Sete Reinos. E como ouro compra exércitos, armas e cavalos, eles poderiam se consagrar facilmente como os vencedores de várias batalhas. Por isso, fazer qualquer coisa contra eles é um ótimo jeito de incentivar uma guerra.

Mas isso não impediu que Catelyn Stark prendesse Tyrion Lannister por causa da suspeita que ele foi o homem que mandou matar Bran. Claro, agora sabemos que foi uma acusação equivocada, mas o jeito que Catelyn queria punir os que tentavam matar seu filho foi uma verdadeira atitude cheia de coragem.

++ Gwendoline Christie fala da situação de Brienne em 'Game of Thrones': 'Fiquei chateada por ela'

3. Quando Dany encontrou refúgio em seus dragões

Quando Khal Drogo é ferido na primeira temporada, Daenerys se deixa enganar por uma bruxa que põe uma maldição nela: ela nunca poderá gerar um filho. A criança que ela estava esperando nasce morta e ela mata Drogo, que estava em estado vegetativo após ter sido "salvo" pela bruxa em troca da vida do seu filho.

Dany entra na pira de Drogo, que estava com os três ovos de dragão que ela ganhou como presente de casamento, e sai com três dragões vivos.

Ela então cria os dragões como seus próprios filhos. Nos livros, ela chega até a amamentá-los com seu próprio leite. Mesmo que Dany não possa gerar filhos, ela encontrou refúgio com seus três bebês dragões.

++ 'Eu achei fantástica', diz atriz sobre cena de Missandei no novo episódio de 'Game of Thrones'

4. Quando Cersei preferia envenenar Tommen a deixá-lo ser capturado ou morto por Stannis

Antes da Batalha da Baía de Blackwater, Stannis estava prestes a invadir Porto Real.

Cersei se lembra do massacre que foi quando Robert Baratheon invadiu a capital para tirar Aerys Targaryen do poder. Nele, os filhos de Elia Martell foram mortos e dilacerados na frente dela por Gregor Clegane, a Montanha, que depois foi o responsável por estuprá-la e matá-la.

Ela queria poupar Tommen do sofrimento do que poderia acontecer caso Porto Real fosse tomada, por isso se preparou para beber veneno com o filho na sala do Trono. Cersei tinha se certificado que o veneno seria indolor para que ela pudesse salvar Tommen do horror que seria quando o exército invadisse o castelo.

No entanto, como Stannis perdeu a batalha, ela e Tommen saíram ilesos dessa luta.

++ Os cinco maiores momentos do quarto episódio da oitava temporada de 'Game of Thrones'

5. Quando Catelyn ficou acordada por causa de Jon

Durante a série, sempre pensamos que Catelyn odiava Jon – afinal, ela amava Ned e ver Jon andando por Winterfell era um lembrete ambulante sobre a vez que seu marido a havia traído.

No entanto, no acampamento de Robb, ela revelou para a esposa do filho que uma vez, ela ficou acordada a noite inteira ao lado da cama de Jon porque ele estava doente quando pequeno. "Se ele sobrevivesse aquela noite, ele iria viver", ela disse. Por isso, se certificou de cuidar de Jon durante a noite toda.

++ 'Daenerys voltou para onde começou', dizem criadores de 'Game of Thrones' sobre final do novo episódio

6. Quando Catelyn apoiou Robb mesmo ele cometendo erros, mas sem passar a mão na cabeça dele

Robb Stark tinha um acordo para se casar com uma das filhas de Walder Frey e ele descumpriu o combinado. Catelyn expressou o tempo todo como aquilo era uma péssima ideia, como Frey iria tomar a desfeita como uma ofensa enorme e como aquilo seria um grande descuido em tempos de guerra.

Se Robb tivesse ouvido sua mãe, talvez os dois ainda estariam vivos. Mas o importante é que, durante aquele período, ela o ajudou a conseguir novas alternativas para manter o exército do filho e ter uma chance de derrubar os Lannister. Durante o processo, ela não deixou passar nenhuma vez qualquer oportunidade de criticar as atitudes do filho, mesmo mostrando seu apoio.

++ O que Daenerys sussurrou para Sor Jorah no novo episódio de 'Game of Thrones'?

7 .Quando trocou o homem mais valioso dos Sete Reinos em troca de suas filhas

Quando Robb capturou Jaime Lannister, Catelyn quis usá-lo como moeda de troca pela segurança de Sansa e Arya. Afinal, as pessoas que tinham as duas são as mesmas que cortaram a cabeça de seu marido em Porto Real.

Robb se recusa, dizendo que seria ridículo trocar um dos homens mais valiosos de Westeros por duas garotinhas.

Mesmo com o Rei do Norte não querendo, Catelyn age pelas costas dele e pede a Brienne para que ela leve Jaime em segurança e o troque por suas filhas.

Nesse momento, também vemos como Catelyn vai se tornando uma figura materna para Brienne, o que também é muito fofo.

Até o fim da série, Brienne levou o juramento que fez para Lady Stark a sério e lutou para proteger Sansa e Arya - mesmo que Arya não precise tanto assim de proteção.

++ Criadores de 'Game of Thrones' foram figurantes na série (na mesma cena do copo!)

8. Quando Catelyn tentou trocar a vida de Robb durante o Casamento Vermelho

Depois que Roose Bolton atinge Robb na barrtiga com uma faca e começa um dos episódios mais sangrentos de Game of Thrones, Catelyn captura a jovem esposa de Walder Frey e tenta trocá-la pela vida do seu filho.

Ela oferece a jovem Frey e a si própria para que Robb sobreviva. Infelizmente não deu certo, mas Catelyn lutou até o final para tentar salvar seu filho mais velho.

++ Diretor e HBO se pronunciam sobre copo intruso em 'Game of Thrones'

9. Bascaimente, tudo que Cersei fez

Ok, ninguém está dizendo que você não pode odiar a Cersei Lannister por tudo que ela fez. Mas, se pararmos para pensar, tudo que ela fez foi para proteger seus filhos.

Ela matou Ned Stark para manter o segredo que Joffrey, Myrcella e Tommen eram bastardos. Se o reino descobrisse, não apenas as crianças seriam arrancadas da corte, mas mortas.

Todos os passos, decisões e planos de Cersei foram feitos para proteger seus filhos. Ela sempre deixou claro que os ama mais do que tudo e o próprio Jaime já admitiu que ela ama os filhos mais do que qualquer coisa.

Até o que ela está fazendo na oitava temporada, ao se envolver com Euron Greyjoy, é para garantir o futuro do seu novo filho – que na verdade também é de Jaime.

++ Pedro Pascal vê 'vários paralelos' entre 'Star Wars' e 'Game of Thrones'

10. Gilly e o pequeno Sam

Gilly deixou tudo que conhecia apenas para manter seu filho a salvo. Ela pediu ajuda a Sam para salvar o bebê, que iria ser oferecido para o Rei da Noite.

Depois, ela enfrentou viagens longas e cansativas para conseguir um lugar seguro para o pequeno Sam ao lado do outro Sam.

++ 'Game of Thrones': Veja fotos do misterioso penúltimo episódio da série