CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / ENTREVISTA

Exclusivo: Philip Pullman, autor de His Dark Materials, afirma que série é melhor do que filme para contar sua história

Autor inglês da famosa saga literária que foi adaptada para a HBO falou sobre o sucesso de seus livros e da importância da TV

Redação Publicado em 13/11/2019, às 15h12 - Atualizado às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dafne Keen como Lyra em cena da primeira temporada de His Dark Materials - HBO
Dafne Keen como Lyra em cena da primeira temporada de His Dark Materials - HBO

A série His Dark Materials estreou na HBO em 4 de novembro e já tem sido um sucesso de crítica. Anteriormente adaptada nas telonas no filme A Bússula de Ouro, estrelado por Daniel Craig e Nicole Kidman, a narrativa do autor Philip Pullman é composta por uma série literária premiada, sendo que em 2008 o The Times elegeu Pullman como um dos 50 maiores escritores britânicos desde 1945. 

Agora, em formato de série na televisão fechada, a trama ganhou novos ares e contornos ao ser transmitida com mais detalhes e profundidade, como o próprio autor e produtor indica na entrevista disponibilizada pela HBO para a Exitoína.

+Leia mais: Greta Thunberg é comparada a personagem de His Dark Materials por roteirista da série

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia CGI foi importante mas não decisiva para que a série fosse concebida só agora. Ao contrário, a maneira que se conta a narrativa foi um desafio encontrado ao longo dos anos. 

O autor inglês de 73 anos, e também produtor executiva da trama da HBO, ainda diz que seus livros ficaram populares pois a história como um todo diz respeito a algo que todos nós passamos ou experimentamos em certos momentos na vida. 

Confira abaixo a entrevista na íntegra com Philip Pullman, autor da série literária His Dark Materials:

+Leia mais: Começou a ver His Dark Materials? Entenda as expressões da série

Como esta série de His Dark Materials surgiu?

Foi há alguns anos atrás. Houve várias tentativas de fazer adaptações dessa história e
em todos os tipos de mídias diferentes. Esteve no palco. Esteve no rádio, foi um filme, mas
sempre fui atraído pela ideia de um formato longo em televisão, como a chamamos agora. Dá a oportunidade de contar uma longa história na íntegra. Quando você adapta um romance longo em um filme, que só pode ser realista em cerca de duas horas, você pode perder bastante coisa, mas a TV permite que a história seja revelada em mais ou menos no tempo real.

Por que você acha que agora era a hora de fazer isso? Foi o avanço da tecnologia CGI?

Não tenho certeza de que o argumento do CGI seja o melhor para fazer isso agora. Sim, o CGI é extraordinariamente eficaz agora e é possível criar daemons, animais, todo tipo de coisa e colocá-las na tela como se estivessem vivas, mas há um problema de contar histórias com isso. O que tem a ver com o fato de que você não deve lotar a tela.

Se tivéssemos um daemon em cena todas as vezes em que uma pessoas estivesse em cena, seria muito confuso e seria um trabalho terrível para o roteirista e diretor. O que você quer fazer é focar a atenção do espectador naquilo que é importante. Na maioria casos, é a pessoa, não o daemon. Não achamos difícil no livro porque a narrativa só chama a atenção para o daemon quando eles dizem algo ou quando fazem algo. Mas se eles não estão fazendo nada, pois não fazem muito tempo, não precisamos tê-los ali. Então, é realmente um problema de contar histórias ao invés de ser um problema de CGI.

+Leia mais: Rainha Elizabeth no cinema, Helen Mirren agora é imperatriz russa na minissérie 'Catherine the Great'; veja trailer

O quão protetor da sua história você foi?

Em qualquer adaptação, a história deve se adequar à natureza do meio em que está entrando. Se uma história de um romance passa para um palco, por exemplo, você teria que organizá-la de maneira que todos os elementos estejam claros, tanto para a pessoa na fila da frente quanto para a pessoa na última fileira. Além disso, há uma questão de estar dentro e fora do palco: você precisa adaptar a história. É a mesma coisa para a televisão, a mesma coisa para filmes, a mesma coisa para o rádio, então é inevitável. Eu não seria tão insistente que cada item da história tivesse que ser apresentado exatamente como estava na folha. 

Por que você acha que seus romances se mostraram tão populares e duradouros?

Acho que o que mantém a maioria das pessoas lendo quando elas começam a ler é o fato de que elas estão intrigadas com o que vai acontecer com o personagem principal. É por isso que, desde muito jovens, as crianças acompanham histórias através de todo tipo de complexidade, enigmas e misteriosas passagens. Elas querem saber o que acontece com Lyra. Ela não sabe o que vai acontecer com ela, está em um estado de mistério e dúvida por algum tempo. O tipo que reafirma o leitor, porque eles sabem que, se seguirem Lyra, tudo ficará bem. Eu acho que é uma das coisas que mantém a imaginação das pessoas.

+Leia mais: Novo trailer de His Dark Materials estabelece clima de guerra entre humanos e seres fantásticos

Eu também acho que é porque a história como um todo diz respeito a algo que todos nós
experimentamos, passamos em nossa vida. Essa é a mudança da infância para a idade adulta, da inocência à experiência, em termos de William Blake. O significado da puberdade, não apenas sob as óbvias mudanças físicas e sexuais, mas as mudanças na maneira como apreendemos as coisas, na maneira como pensamos nas coisas, na maneira como vemos o mundo. Esse é o coração da história e, porque isso é algo que acontece com todos nós, acho que é aí que as pessoas encontram algo também.


+ Tem série que ganha nosso coração desde a primeira temporada, né? Dá uma olhada nessas dicas de produtos INCRÍVEIS que todo fã deveria ter:

1 - Os 13 Porquês: Se você curte 13 Reasons Why, com certeza vai adorar o livro que deu origem à série. Ahh, e o melhor de tudo é que agora temos a versão em português! - https://amzn.to/2MWXDh3

2 - Fantasia La Casa de Papel: É fã de carteirinha de La Casa de Papel? Imagina só que homenagem maravilhosa usar a roupa da série na próxima festa à fantasia - https://amzn.to/2BRCn6j

3 - Stranger Fans: Quer saber TUDO sobre os bastidores de Stranger Things, teorias, curiosidades, histórias por trás dos personagens e vários detalhes que só quem é fã de verdade sabe? Então o livro "Stranger Fans" foi feito pra você - https://amzn.to/36eBwKP

4 - Caneca You're My Person Grey's Anatomy: Quem ama Grey's Anatomy sabe: não existe declaração de amizade maior do que dar de presente para seu melhor amigo uma caneca com a frase "You're my person" - https://amzn.to/2pefdnY

5 - Friends Forever: Os fãs de Friends vão pirar com essa novidade: o livro “Friends Forever” será lançado em homenagem aos 25 anos da série, com várias fotos exclusivas, entrevistas com o elenco e curiosidades que nunca foram contadas antes! Garanta o seu livro na pré-venda - https://amzn.to/36fC4jo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.