CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / PARA MARATONAR

"Liberdade, Liberdade", "Os Dias Eram Assim" e mais novelas de época para curtir no Carnaval

Conheça produções históricas, que estão disponíveis na íntegra no Globoplay

Redação Publicado em 07/09/2022, às 10h00 - Atualizado em 17/02/2023, às 04h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Liberdade, Liberdade", "Os Dias Eram Assim" e mais novelas de época para curtir no feriado - Divulgação/Globo
"Liberdade, Liberdade", "Os Dias Eram Assim" e mais novelas de época para curtir no feriado - Divulgação/Globo

A partir deste sábado (18), a maratona do Carnaval já começa para foliões de todo o Brasil. Tem desfiles carnavalescos, blocos de rua e infinitas festas para curtir a época mais animada do ano. Porém, nem todo mundo é muito ligado nas festividades e, por isso, nós temos algumas sugestões do que fazer nesse período.

Como são quatro dias de festa, o Carnaval é ideal para começar a maratonar uma novela no Globoplay, que conta com um catágolo repleto de produções. E sabe o que é ainda melhor? Se você não teve tempo (ou grana) para viajar nesse feriadão, você ainda terá a oportunidade de viajar para diversos lugares no mundo e períodos na História, sem nem sair do sofá. Confira a seguir:

"Anos Rebeldes"

Lançada em 1992, "Anos Rebeldes" se aproveita do romance entre dois jovens para nos jogar na época da ditadura civil-militar brasileira. Na trama, Maria Lúcia e João Alfredo precisam lidar com as suas divergências, especialmente quando o rapaz decide se juntar à luta armada contra o regime.

"A Casa das Sete Mulheres"

Um dos clássicos da Globo, "A Casa das Sete Mulheres" se passa durante a Revolução Farroupilha, também conhecida como a Guerra dos Farrapos, que aconteceu a partir de 1835. A história é conduzida pelo diário de uma das personagens, o que nos aproxima ainda mais da narrativa.

"Cordel Encantado"

Retratando o sertão nordestino, "Cordel Encantando" aborda o romance entre uma moça criada por lavradores, sem saber que é, na verdade, a princesa de um reino europeu; e um jovem sertanejo, que desconhece a sua origem, inclusive que é o filho do cangaceiro mais famoso da região.

"Lado a Lado"

Em "Lado a Lado", somos levados ao início da formação da identidade do Rio de Janeiro, como o nascimento das favelas nos morros cariocas e um dos marcos da cultura brasileira: o samba. As Revoltas da Vacina e da Chibata também são retratadas na produção.

"Liberdade, Liberdade"

Lançada em 2016, "Liberdade, Liberdade" se passa durante o período da Inconfidência Mineira, no século XVIII. Na história, uma jovem é levada a Portugal para se aliar à Coroa e se proteger. Anos depois, a família real portuguesa vem ao Brasil, com a jovem na comitiva, e muda toda a história da cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto, em Minas Gerais.

"Os Dias Eram Assim"

"Os Dias Eram Assim", de 2017, também se passa durante o período da ditadura civil-militar. Na história, duas famílias são afetadas pela tensão política promovida pelo regime e, em meio à repressão e pedidos pelo voto direto, o amor entre dois jovens sobrevive ao medo da separação e a esperança de dias melhores.


"Novo Mundo" e "Nos Tempos do Imperador"

Com cerca de quatro anos de diferença em seus lançamentos, "Novo Mundo" e "Nos Tempos do Imperador" conta a história da família real portuguesa. Na primeira, lançada em 2017, conhecemos a história de D. Pedro antes da Independência do Brasil. Já na segunda, vemos o seu filho, D. Pedro II, como o imperador do Brasil. Elas são um dos casos raros de novelas com sequências/que são sequências.


"Éramos Seis"

Remake de um clássico da Rede Tupi, "Éramos Seis" mostra uma família tentando se manter unida durante os problemas socioeconômicos enfrentados entre as décadas de 1920 e 1940.

"Sinhá Moça"

Para terminar, "Sinhá Moça", novela de 1986, que conta a história de uma jovem, filha de um coronel escravocata, que se apaixona por um abolicionista. Contrariando a família, ela passa a lutar pela libertação dos escravizados. Disponível à partir de 12 de setembro, a produção não poderá ser assistida neste dia 7, mas já coloca na agenda para não esquecer!


E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?

  • "O Beco do Pesadelo"
  • "Spencer"
  • "Morte no Nilo"
  • "Uncharted"
  • "Licorice Pizza"
  • "The Batman"
  • "Sonic 2: O Filme"
  • "Medida Provisória"
  • "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
  • "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
  • "O Homem do Norte"
  • "O Peso do Talento"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Jurassic World: Domínio"
  • "Lightyear"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!