Em "Oppenheimer", Christopher Nolan quase se perde na grandiosidade de sua obra; CineBuzz já viu - Divulgação/Universal Pictures
ESTREIA

Em "Oppenheimer", Christopher Nolan quase se perde na grandiosidade de sua obra | #CineBuzzIndica

Longa conta a história de J. Robert Oppenheimer, que ficou conhecido como "o pai da bomba atômica"

Gustavo Veloso | @gusthesolo - Publicado em 19/07/2023, às 13h00 - Atualizado em 20/07/2023, às 17h00

"Oppenheimer", novo filme de Christopher Nolan ("A Origem"), chega aos cinemas nesta quinta-feira (20). Na produção, conhecemos a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy, "Peaky Blinders"), físico americano que ficou conhecido como o "pai da bomba atômica", mostrando o papel fundamental de Oppenheimer no desenvolvimento da arma durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme é baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, “American Prometheus: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e o falecido Martin J. Sherwin, e passeia por vários momentos-chave da corrida nuclear durante a época da Segunda Guerra Mundial em uma obra gigantesca no que se propõe (e na duração também).

"Oppenheimer" brilha em suas duas primeiras horas, com Nolan criando muito bem uma expectativa e uma tensão até o momento de finalmente vermos o primeiro teste da bomba, um dos momentos mais aguardados do longa, já que o cineasta escolheu não fazer uso de computação gráfica para fazer a cena.

Com três linhas narrativas diferentes e uma montagem não-linear, a história vai se formando aos poucos. No início, tudo se encaixa muito bem, mas quando a questão sobre a criação da bomba atômica fica no passado, no terceiro ato, "Oppenheimer" perde o ritmo, tornando-se arrastado e cansativo. Confira a crítica completa a seguir:

 

Além de Cillian Murphy, o longa ainda conta com a atriz Emily Blunt ("Um Lugar Silencioso"), que vive a esposa do cientista, Katherine Oppenheimer Vissering, e Robert Downey Jr. ("Homem de Ferro"), intérprete de Lewis Strauss, presidente da Comissão de Energia Atômica que deu início às audiências questionando a lealdade de Oppenheimer.

Um time de estrelas de Hollywood, incluindo Matt Damon ("O Último Duelo"), Florence Pugh ("Viúva Negra"), Rami Malek ("Bohemian Rhapsody"), Benny Safdie ("Joias Brutas"), Dane DeHaan ("O Espetacular Homem-Aranha 2"), Jack Quaid ("The Boys"), Josh Hartnett ("Penny Dreadful"), David Dastmalchian ("O Esquadrão Suicida"), Alden Ehrenreich ("Han Solo: Uma História Star Wars"), também está no elenco.

Por fim, David Krumholtz ("The Deuce"), Jason Clarke ("Everest"), Louise Lombard ("CSI"), James D’Arcy ("Agent Carter"), Michael Angarona ("Sky High: Super-Escola de Heróis") e Matthias Schweighöfer ("Army of the Dead: Invasão em Las Vegas") também participam da produção. Assista ao trailer:

 

Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Oppenheimer Christopher Nolan

Leia também

"Guerra Civil", com Wagner Moura, entrega uma perturbadora beleza na morbidez e na apatia | #CineBuzzIndica


"Duna: Parte 2" encaminha adaptação para o hall de maiores franquias da atualidade | #CineBuzzIndica


"Pobres Criaturas" é o conto de libertação de Emma Stone de suas prisões sociais | #CineBuzzIndica


"Som da Liberdade" apela para a emoção em ficção disfarçada de história real | Crítica


Com história clássica, "Wish: O Poder dos Desejos" celebra os 100 anos de sonhos da Disney | #CineBuzzIndica


"What If...?" deixa de brincar com o passado e vai além em 2ª temporada | #CineBuzzIndica