Jane Campion, diretora de "Ataque dos Cães", rebate críticas de Sam Elliott ao filme - Divulgaçao/Photo by John Phillips/Getty Images for Netflix/Photo by Greg Doherty/Getty Images for Wynn Las Vegas
CRÍTICA

Jane Campion, diretora de "Ataque dos Cães", rebate críticas de Sam Elliott ao filme

"O que diabos essa mulher lá de baixo sabe sobre o oeste americano?", alfinetou o ator.

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 14/03/2022, às 11h35 - Atualizado às 12h04

Após Sam Elliott ("1883") opinar duramente o maior indicado ao Oscar 2022, "Ataque dos Cães", a diretora Jane Campion rebateu às críticas do ator, que incluíam as "alusões a homossexualidade", além de insultar a cineasta chamando seu filme de "um pedaço de merda".

Em uma rápida e curta entrevista ao Deadline, Campion foi questionada sobre o ocorrido e não poupou palavras para responder os comentários ofensivos de Elliott. “Eu acho que tudo isso é realmente lamentável e triste, porque a declaração se encaixa no triade da misoginia, xenofobia e homofobia. Eu não gosto disso. Creio que ele foi bem chato quanto ao caso. Além disso, ele não é um cowboy, ele é um ator. Quando Sam Elliott saiu do seu papel, eu o encontrarei no OK Corral no set de 'Doutor Estranho', e fomos filmar. Veja, o Velho Oeste é um espaço mítico e há muito o que se explorar no gênero”, declarou a diretora.

Este foi apenas um dos depoimentos após o protagonista Benedict Cumberbatch ("Doutor Estranho 2") se posicionar sobre. E posterior a ele, Kodi Smit-McPhee ("Alfa") também não poderia deixar de comentar sua opinião.

À Variety, o forte candidato a estatueta de "Melhor Ator Coadjuvante" no Oscar por "Ataque dos Cães", revelou não ter se sentido atingido pelas críticas de Sam Elliott, afinal “sou um ser humano maduro e apaixonado pelo que eu faço. Eu realmente não dou energia a nada fora disso. No máximo, dei algumas risadas, mas, claro, boa sorte a ele”. Assista ao momento da entrevista:

Kodi Smit-McPhee's response to Sam Elliott's criticism of #ThePowerOfTheDog? "Nothing. 'Cause I'm a mature being and I'm passionate about what I do. And I don't really give energy to anything outside of that." https://t.co/Ga9t3fqQgc pic.twitter.com/csAaXI25N0

— Variety (@Variety) March 8, 2022

 

ENTENDA O CASO:

Durante uma visita ao podcast “WTF” de Marc Maron, Sam Elliott chamou o filme de Jane Campion de “merda” e parecia incomodado com a forma com que o longa desconstrói arquétipos clássicos do faroeste, como o dos caubóis. Elliott comparou os caubóis de Campion aos dançarinos Chippendale que “usam gravatas-borboleta e não muito mais”.

Onde está o faroeste neste faroeste?” perguntou. “Cumberbatch nunca saiu com suas perneiras. Ele tinha dois pares de perneiras — uma de lã e uma de couro. E toda vez que ele entrava em algum lugar, ele nunca estava em um cavalo, talvez uma vez – ele entrava na porra da casa, subia as escadas, deitava na cama e tocava banjo. Tipo, que porra é essa?

Elliott chamou Campion de uma cineasta “brilhante”, apesar de não concordar com sua abordagem geral do gênero: “O que diabos essa mulher lá de baixo sabe sobre o oeste americano? Por que diabos ela fez esse filme na Nova Zelândia e chamou de Montana? E dizer que era assim?

"Ataque dos Cães" está indicado a 12 Oscars, incluindo o de "Melhor Filme", mais do que qualquer outro este ano. Na trama, Cumberbatch estrela como um fazendeiro sádico que torna a vida de sua nova cunhada Rose (Kirsten Dunst) e seu filho Peter (Smit-Mcphee) em um inferno após ela se casar com seu irmão George (Jesse Plemons). O filme está disponível na Netflix.


Kodi Smit-McPhee Benedict Cumberbatch Netflix Ataque dos Cães Jane Campion Oscars Sam Elliott crítica BAFTA

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes