"Lightyear": Produtora se posiciona sobre críticas à personagem gay da animação - Divulgação/Pixar
NOVIDADES

"Lightyear": Produtora se posiciona sobre críticas à personagem gay da animação

Galyn Susman explicou a real importância do romance homossexual em "Lightyear"

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 15/06/2022, às 10h05 - Atualizado às 10h21

"Lightyear" tem passado por algumas polêmicas, desde que uma de suas personagens foi oficialmente assumida como homossexual. Sobre o assunto, a produtora Galyn Susman e a dubladora Uzo Aduba cederam uma entrevista ao Yahoo! Entertainment para explicar não apenas a importância da inclusão de um relacionamento lésbico na trama, mas também a diversidade.

"O ponto é mostrar um relacionamento amoroso e duradouro, porque... bom, não é um bom modelo a se ter para todo mundo? É um relacionamento que dura uma vida toda", começou Susman.

Aduba, que dá voz à personagem em questão, Alisha Hawthorne, completou: "Este filme abre todo um novo mundo de histórias que podem ser contadas ou revisitados. Eu acho incrível que a Disney-Pixar tenha escolhido ocupar este espaço e incluir momentos [como o beijo entre Hawthorne e sua esposa]".

"'Lightyear' é um filme povoado por tantos rostos diferentes, tantas histórias diferentes. Toda criança - as jovens e as velhas - sentadas naquela plateia poderão ver um pedaço de si na história", finalizou.

Ainda nesta semana, a Variety noticiou que "Lightyear" foi banido de três países do Oriente Médio devido sua representatividade LGBTQIA+, algo extremamente proibido de ser manifestado na mídia. A decisão pelos representantes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait foi tomada após a Disney-Pixar não recorrer ao seu pedido e cortar uma cena de beijo entre Hawthorne e sua companheira.

A presença de Alisha na trama de "Lightyear" é vital, já que é a razão pela qual Buzz (Chris Evans) decide partir em uma missão perigosa através do espaço. Para quem acompanhou os casos, anteriormente a Disney havia pedido para animadores da Pixar cortarem o beijo lésbico do filme. No entanto, após o lançamento de uma carta aberta da equipe do estúdio protestando contra a demanda, ela foi retirada e a cena ficou na versão final. Saiba mais clicando aqui.

Além de Aduba e Evans, o time de dubladores originais ainda conta com Peter Sohn como SoxKeke Palmer, como Izzy HawthorneTaika Waititi, como Mo MorrisonDale Soules, como Darby Steel; e James Brolin, o Thanos dos últimos filmes dos Vingadores, como Zurg. Já no Brasil, Marcos Mion empresta a voz ao BuzzAdriana Pissardini, César MarchettiFlora PaulitaHenrique Reis e Lucinha completam o elenco nacional.

"Lightyear" chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 16 de junho. Confira a crítica completa do Cinebuzz clicando aqui!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Disney homossexualidade Pixar Lightyear Kuwait beijo gay Arábia Saudita Buzz Censura Chris Evans Emirados Árabes Unidos Alisha Hawthorne

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes