CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / VEM AÍ!

"Avatar": 4 motivos para reassistir ao blockbuster de James Cameron nos cinemas

Filme de 2009 voltará às salas de cinema a partir desta quinta-feira (22)

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 20/09/2022, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Avatar": 4 motivos para reassistir o blockbuster de James Cameron nos cinemas - Divulgação/20th Century Studios
"Avatar": 4 motivos para reassistir o blockbuster de James Cameron nos cinemas - Divulgação/20th Century Studios

“Avatar”, a aventura épica do diretor James Cameron, retorna aos cinemas no dia 22 de setembro no formato 4K HDR. O filme é o maior sucesso de bilheteria de todos os tempos.

A produção apresenta um exuberante mundo alienígena chamado Pandora onde vivem os Na'vi, seres que parecem ser primitivos aos olhos do humanos brancos, porém altamente evoluídos.

Como o ambiente do planeta é tóxico, foram criados os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na'vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora.

Mas por que rever o filme nos cinemas? Confira abaixo alguns motivos:

  • VERSÃO EM 4K HDR

“Avatar” é, definitivamente, um filme para assistir no cinema, visto a qualidade da produção rica em detalhes. A boa notícia é que a partir do dia 22 de setembro, o público poderá rever o longa nas telonas, na versão 4K HDR, garantindo uma experiência mais impactante e realista.

  • REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA EM 2009

“Avatar” foi lançado em 2009 e revolucionou o cinema com a sua tecnologia avançada para época, incluindo os óculos 3D – tornando esse formato popular.

O diretor teve a ideia do filme em 1995, mas foi só em 2009 que conseguiu a tecnologia adequada para realizar a produção como queria. O longa foi o primeiro a fazer uso extensivo de captura de movimento, tecnologia inovadora na época que captura as ações de atores e os transfere para a tela, através do computador. O formato já era utilizado nos videogames, mas foi a partir de "Avatar" que a tecnologia começou a ser difundida no cinema.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir ao filme nos cinemas, ou até mesmo os que já assistiram, vale a pena conferir de perto o início dessa revolução tecnológica.

  • DESTAQUE NO OSCAR E MAIS PRÊMIOS

A história é emocionante e atemporal, ingredientes que fizeram de “Avatar” um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos e, não à toa, indicado em nove categorias do Oscar® (2010), incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme conquistou três estatuetas da Academia: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. Além disso, a produção também conquistou o Globo de Ouro® (2010) de Melhor Filme e Melhor Diretor. No total, foram 73 diferentes prêmios para o filme de James Cameron.

  • AQUECIMENTO PARA “AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA”

O relançamento de “Avatar” nos cinemas serve como um aquecimento para “Avatar: O Caminho da Água”, que chega em 15 de dezembro nos cinemas.

Após mais de 13 anos desde a estreia do primeiro filme, a sequência mostrará a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), o perigo que os persegue, os esforços que fazem para permanecerem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.

SOBRE "AVATAR 2"

A trama de "Avatar: O Caminho da Água" contará com os retornos de Jake e Neytiri no papel de pais e vivendo em um lugar totalmente desconhecido por eles. Isso porque na trama inicial, a vida dos Sullys é interrompida quando a operação de mineração RDA retorna a Pandora, forçando Jake a levar a família para “o que é visto como um porto seguro” no recife.

Além da dupla, o filme também conta com os retornos de Sigourney Weaver (franquia "Alien") e Stephen Lang ("Máquinas Mortais"). Jack Champion também se junta ao elenco como o filho adotivo de JakeJavier Socorro, mais conhecido como Spider na história, uma criança humana que cresceu em pandora. Entretanto, Neytiri só consegue enxergar o garoto com um daqueles que destruiu seu lar e matou seu pai. CCH Pounder ("A Órfã"), Dileep Rao ("A Origem") e Joel David Moore ("Terror no Pântano") completam o elenco.

Assim como o primeiro revolucionou o mundo do cinema com a tecnologia 3D, a sequência trará uma novidade ainda maior, revelada pelo diretor James Cameron: em "Avatar 2", os espectadores não precisarão de óculos para assistir ao longa em 3D, graças a um novo sistema tridimensional a laser, criado pela empresa Christie Digital.

Além de "O Caminho da Água", Cameron ainda deve lançar algumas sequências da história: o terceiro em dezembro de 2024, o quarto em 2026 e o quinto - e, possivelmente, último - em 2028. Segundo o cineasta, os títulos seriam "Avatar: The Seed Bearer" ("O Portador da Semente", em tradução livre), "Avatar: The Tulkun Rider" ("O Cavaleiro Tulkun") e "Avatar: The Quest for Eywa" ("A Busca por Eywa"), respectivamente.


E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?

  • "O Beco do Pesadelo"
  • "Spencer"
  • "Morte no Nilo"
  • "Uncharted"
  • "Licorice Pizza"
  • "The Batman"
  • "Sonic 2: O Filme"
  • "Medida Provisória"
  • "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
  • "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
  • "O Homem do Norte"
  • "O Peso do Talento"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Jurassic World: Domínio"
  • "Lightyear"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!