CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / EITA!

Em 94 anos de premiação, Halle Berry foi a única mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz

Em 2002, ela se tornou a primeira a conseguir o feito e esperava que as portas se abrissem para outras

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/03/2022, às 14h00 - Atualizado em 26/03/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz comemora a vitória do Oscar de Melhor Atriz em 2002 por "A Última Ceia" - Divulgação/Getty Images
A atriz comemora a vitória do Oscar de Melhor Atriz em 2002 por "A Última Ceia" - Divulgação/Getty Images

Em 2002, Halle Berry subiu ao palco do Oscar para receber a estatueta de Melhor Atriz por sua atuação em "A Última Ceia" e entrar para a história. Emocionada, a atriz afirmou que sua vitória abriria as portas para que outras mulheres negras repetissem o feito.

O que se vê 20 anos depois, no entanto, é o fato de que Halle Berry permanece como a única mulher negra premiada na categoria de Melhor Atriz nos 94 anos da premiação.

Em 2022, o tabu não será quebrado, já que as indicadas são Kristen Stewart, por "Spencer"; Jessica Chastain, por "Os Olhos de Tammy Faye"; Olivia Colman, por "A Filha Perdida"; Penélope Cruz, por "Mães Paralelas" e Nicole Kidman, por "Apresentando os Ricardos".

Após Halle Berry concorrer ao Oscar, uma mulher voltou a ser indicada na categoria de Melhor Atriz somente em 2010, com Gabourey Sidibe, por sua atuação em "Preciosa". Naquele ano, a vitoriosa foi Sandra Bullock, por "Um Sonho Possível".

Em 2012, Viola Davis recebia sua segunda indicação ao Oscar, a primeira na categoria de Melhor Atriz (ela já havia sido indicada como Melhor Atriz Coadjuvante em 2008, por "Dúvida"). Concorrendo pelo filme "Histórias Cruzadas", Viola viu Meryl Streep levar o seu terceiro Oscar por "A Dama de Ferro".

Em 2013, a jovem Quvenzhané Wallis, então com 9 anos de idade, se tornou a mais jovem indicada na história da categoria. Concorrendo por "Indomável Sonhadora", Wallis viu Jennifer Lawrence vencer o Oscar por sua atuação em "O Lado Bom da Vida".

Em 2017, Ruth Negga foi mais uma mulher negra indicada à categoria de Melhor Atriz que saiu sem o prêmio. Nomeada por "Loving", a atriz não venceu naquele ano em que a estatueta foi para Emma Stone, por sua atuação em "La La Land".

Em 2020, Cynthia Erivo concorreu na categoria por "Harriet". No entanto, a Academia entregou a Renée Zellweger o segundo Oscar de sua carreira, vencido por sua atuação em "Judy: Muito Além do Arco-Íris".

Em 2021, duas mulheres negras concorreram como Melhor Atriz. Viola Davis, por "A Voz Suprema do Blues", e Andra Day, por "Os Estados Unidos vs. Billie Holiday". Nenhuma das duas venceu, pois Frances McDormand ("Nomadland") levou para casa o seu terceiro Oscar.


O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Atriz?

  • Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”
  • Olivia Colman, por “A Filha Perdida”
  • Penélope Cruz, por “Madres Paralelas”
  • Nicole Kidman, por “Apresentando os Ricardos”
  • Kristen Stewart, por “Spencer”

+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!