CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / EITA!

Oscar: Confira 7 categorias da cerimônia que deixaram de existir

94ª cerimônia de premiação da Academia acontecerá no dia 27 de março

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 26/03/2022, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar: Confira 7 categorias da cerimônia que deixaram de existir - Divulgação/Getty Images
Oscar: Confira 7 categorias da cerimônia que deixaram de existir - Divulgação/Getty Images

Há 94 anos, o Oscar premia as celebridades e os filmes em vários segmentos da indústria cinematográfica, da fotografia à edição.

O evento realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas conta atualmente com 24 categorias. No entanto, mudanças culturais e tecnológicas ao longo dos anos fizeram com que novas categorias surgissem e outras deixassem de existir.

Nós do CineBuzz listamos 7 categorias que foram extintas pela Academia com o passar dos anos. Confira a seguir:

  • MELHOR ENTRETITULAGEM (1929)

A categoria fez parte apenas da primeira cerimônia do Oscar, em 1929, e o único vencedor desse prêmio foi Joseph Farnham, fundador da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, não por algum filme em específico, mas pelo conjunto de sua carreira no segmento.

A entretitulagem são os textos que apareciam entre uma cena e outra nos filmes mudos que serviam para explicar as ações e os diálogos da trama.

Com o surgimento do cinema falado, os entretítulos foram abandonados e a categoria perdeu sua relevância e razão de existir.

  • OSCAR JUVENIL (1934-1960)

A categoria premiava atores menores de 18 anos, segundo o critério do Conselho de Governadores da Academia.

A premiação fez parte da cerimônia por 26 anos e teve Shirley Temple como primeira vencedora. Aos 6 anos de idade, ela venceu por seu papel como Shirley Blake em "Olhos Encantadores". Outros 11 jovens receberam essa estatueta nos 25 anos seguintes.

A título de curiosidade, vale dizer que a estatueta tinha 18 centímetros, aproximadamente a metade do Oscar tradicional.

  • MELHOR ENGENHARIA DE EFEITOS (1929)

Mais uma categoria que existiu somente em 1929, o primeiro ano do Oscar. O único filme vencedor da estatueta de Melhor Engenharia de Efeitos foi “Asas”, vencedor também em Melhor Filme.

Com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, a categoria passou por outras mudanças de nome: “Melhores Efeitos Especiais” e “Melhores Efeitos Visuais e Especiais”. Mostrando a constante a evolução da indústria cinematográfica.

  • MELHOR DIREÇÃO DE COREOGRAFIA (1935-1937)

Quando os filmes em preto e branco eram maioria, o desafio dos coreógrafos era mostrar nas telonas todas as artes visuais presentes nas gravações de cenas, dessa forma, este prêmio era entregue àquele que mais se destacava.

Sua curta existência se deve ao fato de o Sindicato dos Diretores da América acreditar que a palavra “direção” se aplicava somente ao ato de conduzir um filme.

Os três vencedores da categoria foram: Dave Gould, por "Folies Bergère de Paris", Seymour Felix, por "Ziegfeld, o Criador de Estrelas", e Hermes Pan, por "Cativa e Cativante".

  • MELHOR DIRETOR ASSISTENTE (1933-1937)

Em seu primeiro ano, 1933, a categoria teve sete vencedores de estúdios diferentes. Isso poderia ser um sinal de reconhecimento de sua diversidade e necessidade dentro da divisão de trabalho com as equipes de filmagem.

Hoje em dia, os assistentes de diretor recebem poucos créditos em uma produção, o que gera vários pedidos à Academia para o retorno da premiação. Alguns profissionais da indústria muitas vezes iniciam a carreira nesse cargo antes de se tornarem diretores, como foi o caso de Alfred Hitchcock.

  • MELHOR MUSICAL OU COMÉDIA ORIGINAL (1935-1985)

A categoria que também existe no Globo de Ouro chegou a fazer parte da cerimônia do Oscar por boas décadas. Devido à variedade de gêneros no cinema contemporâneo, a Academia decidiu extingui-la.

O último vencedor da estatueta foi o longa "Purple Rain", de 1984, protagonizado pelo cantor Prince.

  • MELHOR ELENCO

Aqui uma categoria que não chegou a existir, mas que foi proposta. No entanto, o prêmio para o melhor elenco foi negado pela Academia em 1999. 

Vale lembrar que outras premiações como o BAFTA e o Sindicato dos Atores possuem esta categoria.


O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?

  • “Belfast”
  • “No Ritmo do Coração”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Drive My Car”
  • "Duna"
  • “King Richard: Criando Campeãs”
  • “Licorice Pizza”
  • “O Beco do Pesadelo”
  • “Ataque dos Cães”
  • “Amor, Sublime Amor”

+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!