CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / EITA!

Por que J.K. Rowling não estará no especial de "Harry Potter"?

Produção vai ao ar no dia 1º de janeiro de 2022, na HBO Max

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 30/12/2021, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que J.K. Rowling não estará no especial de "Harry Potter"? - Divulgação/Getty Images: Dia Dipasupil
Por que J.K. Rowling não estará no especial de "Harry Potter"? - Divulgação/Getty Images: Dia Dipasupil

Enquanto a maioria dos principais atores da franquia Harry Potter se reuniram para o especial de 20 anos da HBO Max, "De Volta a Hogwarts", uma ausência será notável: a de J.K. Rowling.

A criadora e autora dos livros da saga Harry Potter não se juntou a Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, nem concedeu uma nova entrevista para rememorar a adaptação dos oito filmes inspirados nos livros.

Em vez disso, os produtores do especial usaram suas imagens de arquivo de 2019. De acordo com a EW, ela chegou a ser convidada para participar, no entanto, sua equipe determinou que as imagens de arquivo já eram adequadas. Fontes afirmam que as declarações e controvérsias de J.K. Rowling sobre as pessoas trans não tiveram influência na decisão dos produtores.

Rowling afirmou no passado que não é transfóbica e expressou que "vidas trans são importantes" e "direitos trans são direitos humanos". No entanto, a autora segue espalhando ideologias ligadas ao movimento TERF (Trans-Exclusionary Radical Feminists), que muitas vezes apoia a posição de que mulheres trans não são mulheres.

Organizações LGBTQ, incluindo GLAAD e o Projeto Trevor, condenaram tal discurso de J.K. Rowling. Vários atores de Harry Potter, incluindo Radcliffe, Watson e Eddie Redmayne (dos spin-offs "Animais Fantásticos") saíram em apoio à comunidade trans.

Vários sites sobre o universo de Harry Potter que se tornaram comunidades de fãs se distanciaram de Rowling devido às suas falas.

O especial estará disponível na íntegra no dia 1º de janeiro de 2022, na HBO Max.