CineBuzz
News / NOVIDADE

Após 18 meses fechada, Cinemateca Brasileira reabrirá em maio

Instituição sofreu com incêndio e alagamento nos últimos meses, além da falta de investimento do Governo Federal

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 06/04/2022, às 11h58

Após 18 meses fechada, Cinemateca Brasileira reabrirá em maio - Divulgação/Cinemateca
Após 18 meses fechada, Cinemateca Brasileira reabrirá em maio - Divulgação/Cinemateca

A Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da história do audiovisual nacional desde a década de 40, irá reabrir as portas de sua unidade principal para o público de no dia 13 de maio.

Localizada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, a Cinemateca ficou fechada por 18 meses.

Durante o período, o galpão localizado na Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista, sofreu um incêndio e um alagamento que prejudicaram a preservação do patrimônio cultural do cinema brasileiro com vários arquivos, materiais e rolos de filmes danificados.

De acordo com o UOL, a assessoria de imprensa da Sociedade Amigos da Cinemateca, responsável pela organização e gestão da instituição, irá divulgar em breve a programação de filmes e horários para o retorno das atividades.

Os funcionários da Cinemateca acusam o Governo Federal de abandono e corte de verbas, o que dificultou a manutenção do espaço e a proteção do patrimônio cultural ali armazenado.

SOBRE A CINEMATECA BRASILEIRA

Atualmente, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) é responsável pela gestão da instituição e, em novembro de 2021, firmou um contrato de doação com a Secretaria Nacional do Audiovisual (SNAv) para executar um plano emergencial, com fundos provenientes do Instituto Cultural Vale, e reconstituir o Conselho Consultivo da Cinemateca.

A Cinemateca Brasileira ficou fechada por 16 meses, entre 2020 e 2021, o que provocou graves problemas nos equipamentos de restauro, digitalização e duplicação de filmes pela falta de uso e por vazamentos no telhado do laboratório.