CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Reality show de "Round 6" foi cruel e manipulado, dizem ex-participantes

Ex-jogadores afirmam que sofreram com condições desumanas e ainda acusam a Netflix de manipular o programa

FERNANDA AZEVEDO | @fenovello Publicado em 02/02/2023, às 17h55 - Atualizado em 03/02/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O reality show "Round 6" da Netflix foi 'cruel' e 'manipulado', dizem ex-participantes - Reprodução: Netflix
O reality show "Round 6" da Netflix foi 'cruel' e 'manipulado', dizem ex-participantes - Reprodução: Netflix

O reality show "Squid Game: The Challenge" ("Round 6: O Desafio", em tradução livre), inspirado na série sul-coreana de sucesso "Round 6", vem causando polêmica desde o seu anúncio, em junho do ano passado. Agora, o programa da Netflix, que começou as suas gravações no fim de janeiro, está sendo acusado por ex-participantes de ser "cruel" e "manipulado".

Na disputa, 456 participantes participam de diversos jogos para concorrer a um prêmio de US$ 4,56 milhões (cerca de R$ 23 milhões na cotação atual). A princípio, a atração foi criticada por, supostamente, ir contra a mensagem que a própria série passava, além de emular um jogo em que os participantes eram mortos ao serem eliminados. Tentando ser fiel ao original, aparentemente a Netflix foi além nos desafios.

Em conversa com a revista norte-americana Rolling Stone, quatro ex-participantes do programa afirmaram que o reality "foi a coisa mais cruel e maldosa" pela qual já passaram: "Fomos tratados como cavalos em uma corrida, da maneira mais fria, e a corrida era constante", declararam.

Segundo os ex-participantes, eles precisavam repetir algumas atividades do programa e as gravações ocorriam sob condições desumanas. Na entrevista, eles destacaram a experiência na hora de gravar o jogo "Batatinha Frita, 1, 2, 3", que marcou os fãs e ajudou a popularizar o reality show nas redes sociais.

Durante as filmagens da atividade, eles ficaram por até nove horas em um hangar de aeroporto, debaixo de um frio congelante - a sensação térmica era de -10ºC -, sem poder se mover por, pelo menos, 30 minutos direto.

De acordo com os ex-jogadores, ao menos dez pessoas desmaiaram durante o jogo e, quando os médicos eram chamados, eles demoravam a chegar até os participantes, porque os produtores do programa estavam com receio de que os atendimentos pudessem estragar as cenas gravadas.

“Todo o tormento e trauma que vivemos não foi devido ao rigor do jogo.Foram as incompetências em escala. Eles [a Netflix] assumiram algo que é maior do que eles são capazes de lidar", disseram os ex-participantes.

O que diz a Netflix sobre a situação?

Logo após os primeiros rumores surgirem nas redes sociais, a Netflix se pronunciou afirmando que apenas três jogadores teriam procurado os médicos por conta de ferimentos leves.

O serviço de streaming, através de nota, confirmou que, realmente, estava muito frio no set de gravações, mas "os participantes estavam preparados para isso" e "quaisquer alegações de ferimentos graves são falsas". 

Jogo comprado?

Além de acusarem a Netflix de submeter os participantes a condições desumanas, ex-jogadores também afirmam que o jogo foi manipulado e alguns participantes - que seriam famosos em redes sociais como TikTok e Instagram - teriam sido selecionados para ganhar vantagens no jogo.

"Não era realmente um game show. Era um programa de TV e nós éramos basicamente os figurantes nele", declararam. Em um dos casos, chamado de "O massacre de 38 segundos", os ex-participantes relatam que um grande grupo de jogadores finalizou a atividade só para, logo depois, ser avisado de que todos seriam eliminados.

Outras acusações dizem que a produção deu mais tempo para uma das participantes cumprir o desafio, "porque ela era uma das pessoas que eles queriam que aparecesse no programa"; e que a Netflix já tinha comprado as passagens de avião antecipadamente de alguns dos jogadores "figurantes" para que eles voltassem para casa logo após os jogos em que acabaram eliminados.

Dois ex-concorrentes confirmaram que alguns jogadores, incluindo eles próprios, estavam buscando aconselhamento jurídico para ver se havia motivos para um processo contra os estúdios de produção por violações de segurança no local de trabalho, negligência e fraude.


Qual foi a melhor série do Universo Cinematográfico da Marvel até agora? Vote na sua favorita!

  • "WandaVision"
  • "Falcão e o Soldado Invernal"
  • "What If...?" - 1ª Temporada
  • "Loki"
  • "Gavião Arqueiro"
  • "Cavaleiro da Lua"
  • "Ms. Marvel"
  • "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!