Beijo entre mulheres faz 14 países proibirem "Lightyear", entre eles, o Catar, sede da próxima Copa do Mundo - Divulgação/Disney/Pixar
EITA!

Catar, sede da próxima Copa do Mundo, e mais 13 países censuram "Lightyear" por beijo lésbico

No Brasil, "Lightyear" chega às salas de cinema nesta quinta-feira, dia 16 de junho

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 16/06/2022, às 16h44 - Atualizado às 17h00

A nova animação da Disney/Pixar, "Lightyear", foi banida em ao menos 14 países que criminalizam relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. A proibição acontece pelo fato do momento específico em que Alisha Hawthorne (dublada por Uzo Aduba) e sua parceira se beijam.

O Catar, sede da próxima Copa do Mundo, é uma das nações que proibiram a exibição do filme infantil. A censura no país é um alerta para os jornalistas que vão cobrir a competição no final do ano e para torcedores que vão assistir aos jogos. O governo já sinalizou, por exemplo, que bandeiras arco-íris serão vetadas entre torcedores.

Além do Catar, o filme foi banido também na Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Malásia, Líbano, Bahrein, Kuwait, Omã e Emirados Árabes, entre outros países. À agência Reuters, a Pixar adiantou que o filme também não deve ser exibido na China. 

Na Arábia Saudita, o estúdio nem mediu esforços para censurar algo, uma vez que não seria aceito pelos responsáveis sem os cortes desejados. Já nos Emirados, "Lightyear" foi originalmente liberado para exibição, mas o governo voltou atrás na decisão após protestos de grupos religiosos nas redes sociais.

Esta não é a primeira vez que um filme é banido destes países, especialmente da Arábia Saudita, que já vetou dois grandes da Marvel: "Doutor Estranho no Multiverso Da Loucura", por trazer uma cena com as mães de América Chavez, ou seja, um casal homoafetivo; e "Eternos", por abordar o primeiro casal gay formado por Phastos e seu companheiro.

A presença de Alisha na trama de "Lightyear" é vital, já que é a razão pela qual Buzz (Chris Evans) decide partir em uma missão perigosa através do espaço. Para quem acompanhou os casos, anteriormente a Disney havia pedido para animadores da Pixar cortarem o beijo lésbico do filme. No entanto, após o lançamento de uma carta aberta da equipe do estúdio protestando contra a demanda, ela foi retirada e a cena ficou na versão final. Saiba mais clicando aqui.

Além de Aduba e Evans, o time de dubladores originais ainda conta com Peter Sohn como SoxKeke Palmer, como Izzy HawthorneTaika Waititi, como Mo MorrisonDale Soules, como Darby Steel; e James Brolin, o Thanos dos últimos filmes dos Vingadores, como Zurg. Já no Brasil, Marcos Mion empresta a voz ao BuzzAdriana Pissardini, César MarchettiFlora PaulitaHenrique Reis e Lucinha completam o elenco nacional.

"Lightyear" chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 16 de junho.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Disney Chris Evans Pixar Buzz Lightyear Alisha Hawthorne

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes