Direto da mitologia grega, Hércules foi introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel em "Thor: Amor e Trovão" - Reprodução/Marvel Studios/Marvel Comics
NOVIDADE

Da mitologia à Marvel: Como Hércules se tornou herói em uma das maiores franquias da cultura pop?

Semideus foi apresentado em uma cena pós-créditos de "Thor: Amor e Trovão", já disponível no Disney+

Henrique Carvalho-Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 08/09/2022, às 18h00 - Atualizado em 09/09/2022, às 19h00

Assistindo a Thor na pele de Chris Hemsworth há mais de dez anos no Universo Cinematográfico da Marvel quase nos faz esquecer que, na realidade, ele é o deus do trovão da mitologia nórdica, não um personagem original da Casa das Ideiais. Com a estreia de "Thor: Amor e Trovão", em maio deste ano e, a partir desta quinta-feira (8), também no Disney+, o herói ganha a companhia de mais um personagem da "vida real": Hércules.

Filho de Zeus e um dos semideuses mais famosos da mitologia greco-romana, Hércules foi apresentado em uma das cenas pós-créditos do novo filme de Thor. Na sequência, o seu pai, vivido por Russell Crowe ("Gladiador"), pede para que o semideus vá atrás do deus do trovão, já que ele o humilhou, e enfrente o filho de Odin para limpar o nome de Zeus da desonra provocado por Thor.

interpretado por Brett Goldstein ("Ted Lasso"), Hércules apareceu pela primeira vez em uma cena pós-créditos de "Thor: Amor e Trovão" (Foto: Reprodução/Marvel Studios)

 

Nas HQs, no entanto, a estreia de Hércules é bem diferente: em 1964, ele apareceu em uma história dos Vingadores sendo recrutado do passado por Immortus, uma versão antiga do vilão Kang, o Conquistador, que aparecerá em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", previsto para estrear nos cinemas em 2023. Só que, algum tempo depois, foi descoberto que o tal Hércules era, na verdade, um impostor.

Adaptado por Stan Lee Jack Kirby, o personagem voltou a aparecer, dessa vez sendo realmente o Hércules da mitologia, no ano seguinte, na série "Journey Into Mystery Annual", de Thor, criado justamente para ser um inimigo do deus do trovão. Porém, com o tempo, apesar de ainda manterem uma disputa de egos, Thor e Hércules desenvolveram uma relação de amizade e respeito, abrindo espaço para que o seu antigo inimigo ganhasse espaço nas histórias.

Hércules surgiu nos quadrinhos da Marvel como inimigo de Thor (Foto: Reprodução/Marvel Comics)

 

Em 1982, Hércules ganhou uma série própria, desprendendo-se de vez de Thor. Em algumas histórias, ele se juntou aos Vingadores, mas depois fundou o seu próprio grupo, os Campeões. Ele também já teve passagens pelo Departamento de Controle de Danos, que já foi mostrado em produções como "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", "Ms. Marvel" e "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"; e integrou os Defensores, grupo com o Demolidor, entre outras equipes.

Em aventuras mais recentes, ele se aliou a Amadeus Cho, uma versão mais jovem do Hulk, com quem acabou desenvolvendo uma forte amizade. Retratado como galanteador e pansexual nos quadrinhos, Hércules também desenvolveu relacionamentos amorosos com diversos personagens das histórias da Marvel, como Mulher-HulkViúva Negra e, mais recentemente, Noh-Varr, que já foi dos Jovens Vingadores e agora é um membro dos Guardiões da Galáxia.

Depois de fazer amizade com Thor, Hércules ganhou uma série própria na Marvel (Foto: Reprodução/Marvel Comics)

 

Ainda não sabemos qual será o futuro de Hércules no Universo Cinematográfico da Marvel, mas tudo indica que o personagem deve ser o antogonista de um possível quinto filme de Thor - considerando que Chris Hemsworth já afirmou que não pretende abandonar o personagem tão cedo - antes de migrar para aventuras solos ou junto aos Vingadores, por exemplo.

 

Sobre "Thor: Amor e Trovão"

Em "Thor: Amor e Trovão", Thor decide buscar a paz interior, juntando-se aos Guardiões da Galáxia e agindo apenas quando solicitado e só para acabar logo com os problemas e voltar para a sua aposentadoria. No entanto, o descanso é interrompido pela ameaça de Gorr, que busca a extinção de todos os deuses.

Para combater o Carniceiro dos Deuses, o deus do trovão conta com a ajuda de ValquíriaKorg e, para sua total surpresa, de Jane Foster, sua ex-namorada, que agora empunha o seu antigo martelo mágico, Mjölnir, e atende pelo codinome de Poderosa Thor. Passado o susto do reencontro, eles se juntam para acabar com o vilão e salvar o futuro de Nova Asgard.

O longa conta com os retornos de Chris Hemsworth ("Spiderhead"), como o protagonista; Natalie Portman ("Cisne Negro") como Jane Foster/Poderosa Thor; Christian Bale ("Cavaleiro das Trevas") como Gorr; Tessa Thompson ("Creed") como Valquíria; Taika Waititi como Korg; e Jaimie Alexander ("Blindspot") como Lady Sif

Russell Crowe ("Gladiador") se junta ao Universo Cinematográfico da Marvel como Zeus, o deus do Olimpo, e Brett Goldstein ("Ted Lasso") faz uma ponta como um personagem misterioso dos quadrinhos. Por fim, Chris PrattKaren Gillan, Dave Bautista, Bradley Cooper, Vin Diesel e Pom Klementieff, de "Guardiões da Galáxia", também fazem uma participação especial no longa.

Com 1h59 minutos de duração, "Thor: Amor e Trovão" entrou para a lista de um dos filmes mais curtos do MCU, juntando-se a "Homem-Formiga e Vespa", "Doutor Estranho", "Thor: Mundo Sombrio" (segundo filme do Deus do Trovão) e "O Incrível Hulk". Porém, o longa foi bem com o público e arrecadou 750 milhões de dólares (cerca de 3,86 bilhões de reais na cotação atual) em bilheteria ao redor do mundo.

 


Depois de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes