CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

3 filmes para celebrar a importância das leis trabalhistas

Confira produções que refletem sobre o valor dos trabalhadores no ambiente profissional

Vitoria Rondon Publicado em 01/05/2023, às 05h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filmes narram a realidade de trabalhadores na sociedade (Imagem: Reprodução digital | Arte, Nord-Ouest Films e Arte France Cinéma)
Filmes narram a realidade de trabalhadores na sociedade (Imagem: Reprodução digital | Arte, Nord-Ouest Films e Arte France Cinéma)

No dia 01 de maio é celebrado o ‘Dia do Trabalhador’. Uma homenagem às conquistas dos trabalhadores durante a história, a data tornou-se um marco social após uma onda de manifestações nos Estados Unidos. Em 1886, cidadãos norte-americanos foram às ruas para reivindicar a redução da carga horária de 13 para 8 horas diárias e, apesar da repressão e violência, conquistaram o direito.

Atualmente, a data é celebrada em países de todos os continentes e serviu de inspiração para diversos filmes premiados no universo cinematográfico, que estimulam os assalariados a lutarem por direitos estabelecidos pelas leis trabalhistas – no caso do Brasil, em especial, 13º salário, férias, adicional noturno, seguro-desemprego, entre outros.

A seguir, confira 3 filmes que ressaltam questões trabalhistas fundamentais. Veja!

1. O Valor de um Homem (2015)

Cena do protagonista do filme 'O Valor de um Homem'
Filme ‘O Valor de um Homem’ (Imagem: Reprodução digital | Arte, Nord-Ouest Films e Arte France Cinéma)

Dirigido por Stéphane Brizé, mesmo diretor de ‘Em Guerra’, o filme narra a história de Thierry (Vincent Lindon), um homem de 51 anos que está desempregado. Mesmo com diversas formações e cursos no currículo, o protagonista enfrenta dificuldades para conseguir uma vaga de emprego e sustentar a família.

Depois de quase 20 meses de luta e entrevistas humilhantes, Thierry consegue um emprego como segurança de um supermercado. No entanto, o que parecia ser um sonho, pode se tornar um pesadelo. Vivendo um dilema moral, o segurança tem que escolher entre sobreviver ou romper com a sua ética, pois o novo cargo exige que ele exerça um papel de dominação sobre os funcionários e clientes. Assim, o longa retrata as injustiças cometidas no ambiente corporativo.

Onde assistir: Prime Video.

2. Indústria Americana (2019)

Capa do documentário 'Indústria Americana'
Documentário ‘Indústria Americana’ (Imagem: Reprodução digital | Netflix)

Premiado com o Oscar de ‘Melhor Documentário’, em 2020, a produção retrata o choque ideológico entre China e Estados Unidos e a noção de valor do trabalho pela sociedade. Após um bilionário chinês aproveitar um terreno abandonado da General Motors, em Ohio, para abrir a sua própria empresa, ele decide contratar mais de 2 mil pessoas para ampliar o negócio.

Contudo, o que era para ser uma grande oportunidade para os funcionários, torna-se uma dor de cabeça. Após serem deixados desempregados em uma cidadezinha, a reabertura da empresa com capital estrangeiro parece ser a solução para os seus problemas, mas a falácia da economia norte-americana, e a dependência de recursos de uma corporação chinesa, torna tudo mais complicado. Quem antes recebia US$ 29 dólares por hora, passa a trabalhar por apenas 12 US$ na nova gestão.

Onde assistir: Netflix.

3. Você Não Estava Aqui (2019)

Cena do filme 'Você Não Estava Aqui'
Filme ‘Você Não Estava Aqui’ (Imagem: Reprodução digital | Vitrine Films)

Estrelado por Kris Hitchen e Debbie Honeywood, o filme acompanha a história de Ricky (Hitchen) e sua família, que vivem uma situação financeira precária após uma crise. Decidido a superar as dificuldades, ele compra uma van para trabalhar com entregas, enquanto a sua esposa tenta manter o emprego como cuidadora. No entanto, eles percebem que a vida como autônomo não está gerando a renda esperada e, assim, a família começa a entrar em guerra entre si.

Onde assistir: Telecine, YouTube e Google Play Filmes e TV.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!