CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

3 filmes que mostram a importância da educação na sociedade

Veja como o cinema consegue retratar o valor da educação para o desenvolvimento das pessoas

Manoella Bittencourt Publicado em 28/04/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ver filmes em família sobre educação pode inspirar as crianças (Imagem: Monkey Business Images | ShutterStock)
Ver filmes em família sobre educação pode inspirar as crianças (Imagem: Monkey Business Images | ShutterStock)

O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, foi determinado durante o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, no ano de 2000, para celebrar a importância da base educacional na formação de cidadãos críticos e conscientes. Um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país, a educação permite que as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades capazes de transformar suas vidas e a sociedade.

Além disso, a educação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, o cinema tem o poder de transmitir importantes mensagens sobre isso. Confira, a seguir, 3 filmes que mostram como a educação pode transformar vidas e impactar positivamente a sociedade.

1. Escritores da Liberdade (2007)

Cena do filme
Filme “Escritores da Liberdade” (Imagem: Reprodução digital | Paramount Pictures)

“Escritores da Liberdade” é um filme baseado em fatos que retrata a história da professora Erin Gruwell, a qual começa a ensinar em uma escola de Los Angeles, onde os alunos são considerados “irrecuperáveis”. A profissional usa a literatura como uma ferramenta para inspirar seus alunos e ensiná-los a expressar suas emoções e opiniões. O filme mostra a importância da educação na vida dos jovens e como um professor dedicado pode mudar a trajetória de seus discentes, mesmo quando tudo parece perdido.

Onde assistir: Netflix.

2. Malala (2015)

Malala com um buquê de flores.
Malala é referência mundial na luta pela educação para todos (Imagem: Reprodução Digital | 20th Century Fox)

O documentário “Malala” retrata a história de Malala Yousafzai, uma jovem ativista paquistanesa que lutou pelo direito das meninas à educação. O filme acompanha sua trajetória desde a infância no Paquistão até seu ativismo global pela educação, apresentando entrevistas com Malala e sua família, bem como cenas de seu discurso na ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013.

O longa também aborda questões políticas e sociais do Paquistão, como o domínio do Talibã na região e a luta pelo direito das meninas à educação, destacando a importância desta última para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Onde assistir: Netflix.

3. Matilda: o Musical (2022)

Matilda de braços na cintura, com os pais atrás e a professora e a diretora posicionadas na frente.
Matilda possui alto apreço pela leitura (Imagem: Reprodução Digital | Netflix)

Matilda: o Musical retrata uma nova versão da famosa história de 1996 e é uma adaptação do premiado musical de 2011, que conta a história de uma menina solitária e extraordinária que usa sua mente afiada e imaginação fértil para mudar sua vida e transformar o mundo ao seu redor.

Alisha Weir interpreta Matilda Wormwood, uma criança brilhante de seis anos criada por pais grosseiros e ignorantes que a negligenciam tanto que se esquecem de matriculá-la na escola. Matilda passa a maior parte do tempo em casa ou na livraria, onde estimula sua imaginação.

Após descobrir seus poderes mágicos, seu pai a envia para a escola da diretora Agatha Trunchbull (Emma Thompson), uma mulher cruel que controla a instituição com mão de ferro. Matilda só se sente à vontade na presença da professora Honey (Lashana Lynch), que tenta ajudá-la da melhor maneira possível. O filme é ideal para estimular crianças à leitura e preservar a boa relação entre professores e alunos.

Onde assistir: Netflix.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!