"Cavaleiro da Lua", nova série da Marvel, chega ao Disney+ na quarta-feira (30) - Divulgação/Disney+
NOVIDADE

"Cavaleiro da Lua" traz de volta o sentimento de começar do zero, há muito tempo perdido na Marvel | #CineBuzzIndica

Série com Oscar Isaac ("Star Wars") estreia no Disney+ nesta quarta-feira (30)

Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 29/03/2022, às 13h00

Desde que a Marvel se propôs a criar o seu universo cinematográfico, não só adaptando histórias dos quadrinhos, mas criando enredos que se ligam como um quebra-cabeça, ela tem feito história.

Goste ou não, os mais de vinte filmes lançados até o momento não foram só um sucesso de bilheteria, mas também de público, o que elevou a franquia a outro patamar. E é aí que está o calcanhar de Aquiles do Universo Cinematográfico da Marvel: a sua própria grandiosidade.

Com o lançamento de "Vingadores: Ultimato" em 2019 - longa que encerrou as três primeiras fases da franquia com torcida organizada nos cinemas e tudo o que tinha direito -, a tarefa da Marvel agora é se superar ao mesmo tempo em que introduz novos personagens, já Steve RogersTony StarkNatasha Romanoff e tantos outros saíram de cena.

E ela tem conseguido, apoiando-se em narrativas pré-existentes, que ainda poderiam ser exploradas, como nas séries "WandaVision", "Falcão e o Soldado Invernal", "Loki" e "Gavião Arqueiro"; ou introduzindo novos personagens em contextos já conhecidos, para então desenvolver novas histórias, como nos casos de "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" e "Eternos". 

Porém, com "Cavaleiro da Lua", que estreia no Disney+ nesta quarta-feira (30), a Marvel nos leva de volta ao passado, como lá em 2008, e nos joga em um terreno totalmente desconhecido, dentro de uma experiência que não vivíamos há muito tempo: a de começar do zero.

A não ser pelo logo no início dos episódios ou os créditos com o nome de Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, talvez você nem note que "Cavaleiro da Lua" é uma série da Marvel, a princípio. Na história, Oscar Isaac - em seu retorno às adaptações da editora após o fracasso de "X-Men: Apocalipse", de 2016 - vive Steven Grant, um atendente de uma loja de presentes em um museu, com vida, rotina e animal de estimação banais. 

Porém, ele tem problemas ao dormir e, por isso, sempre tenta se manter acordado. Quando há risco de pegar no sono, ele se amarra a cama e torce para que tudo corra bem, mas acaba acordando todas as noites como se tivesse corrido uma maratona. A situação fica ainda mais complicada quando Steven começa a ter apagões durante o dia e, de repente, se vê envolvido em algo muito maior do que jamais poderia imaginar.

Assistir a "Cavaleiro da Lua" é como vivenciar uma experiência extracorpórea: assim como o protagonista, nós não entendemos nada do que está acontecendo e vamos descobrindo aos poucos, conforme os episódios vão rolando. É como se fôssemos Steven, do lado de cá, assistindo a si mesmo tentando entender no que se meteu.

Talvez para os fãs mais fiéis, que já leram os quadrinhos sobre o personagem, os episódios levantem sinais sobre a trama, mas para o espectador leigo, que acompanha as histórias dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, a tarefa é um pouco mais complicada. Porém, isso acaba sendo a parte mais legal da série.

Há quanto tempo não vemos um filme da Marvel sem que, antes, mergulhássemos em um mar de teorias e rumores, ainda que sem querer? Aconteceu recentemente, com "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa". Ainda que isso não estrague totalmente a experiência, que acaba sendo fantástica de qualquer forma, é bom ficar no escuro. Nos lembra quando a gente começou nesse universo e, bom, é como se tivéssemos começando novamente, não é mesmo?

Considerando isso, "Cavaleiro da Lua" acaba sendo uma "bagunça organizada": a jornada é turbulenta, você vai se perder algumas vezes e, quando pensar que está no caminho certo, vai se ver totalmente perdido novamente. A escolha narrativa pode até frustrar os fãs com o tempo, que não terão a oportunidade de maratonar a série, já que os episódios serão lançados semanalmente, mas dá para confiar que, no final, "Cavaleiro da Lua" recompensá-los com mais uma aventura épica no estilo Marvel.

 


A Marvel está repleta de lançamentos em 2022! Para qual você está mais ansioso?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!

 


Universo Cinematográfico da Marvel Oscar Isaac MCU Marvel Cavaleiro da Lua

Leia também

"Guerra Civil", com Wagner Moura, entrega uma perturbadora beleza na morbidez e na apatia | #CineBuzzIndica


"Duna: Parte 2" encaminha adaptação para o hall de maiores franquias da atualidade | #CineBuzzIndica


"Pobres Criaturas" é o conto de libertação de Emma Stone de suas prisões sociais | #CineBuzzIndica


"Som da Liberdade" apela para a emoção em ficção disfarçada de história real | Crítica


Com história clássica, "Wish: O Poder dos Desejos" celebra os 100 anos de sonhos da Disney | #CineBuzzIndica


"What If...?" deixa de brincar com o passado e vai além em 2ª temporada | #CineBuzzIndica