CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Tetris: conheça a história do jogo que virou filme

Confira como foi criado um dos games de quebra-cabeça mais populares no mundo

Redação EdiCase Publicado em 15/03/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
História do jogo 'Tetris' é contada em novo filme da AppleTV+ (Imagem: Reprodução digital | Nintendo)
História do jogo 'Tetris' é contada em novo filme da AppleTV+ (Imagem: Reprodução digital | Nintendo)

Tetris é um dos jogos eletrônicos mais populares e reconhecidos em todo o mundo. Criado por Alexey Pajitnov em 1984, o jogo tem uma história interessante e incomum. Agora essa história será contada em um filme anunciado para a plataforma Apple TV+ com lançamento previsto para 2023. E se você está ansioso pelo filme, te contamos um pouco desta saga… o que certamente vai aumentar seu interesse pelo lançamento.  

O conceito do jogo foi tão impactante e criativo que até hoje o formato de “disputa” de Tetris se tornou referência para milhares de outros games, tanto nos consoles como nos celulares e tablets. É uma forma de diversão que transcende literalmente gerações e plataformas. 

Origem do jogo

A história começa na União Soviética, onde Pajitnov era um jovem programador trabalhando no Centro de Computação da Academia de Ciências em Moscou. Em seu tempo livre, ele gostava de jogar jogos de quebra-cabeça, o que o inspirou a criar o próprio game.

Pajitnov começou a trabalhar em um jogo que consistia em blocos caindo do topo da tela que o jogador teria que encaixar uns nos outros para formar linhas horizontais completas. Ele chamou a criação de “Tetris”, uma combinação das palavras “tetra” (quatro, em grego) e “tênis” (esporte favorito de Pajitnov). O jogo era simples, mas incrivelmente viciante, e rapidamente se tornou popular entre os jogadores russos.

Jogo 'Tetris'
Tetris já foi lançado em praticamente todas as plataformas de jogos (Imagem: Reprodução digital | Nintendo)

Popularidade no mundo

Em 1986, o jogo foi licenciado para a empresa britânica Mirrorsoft e lançado para computadores pessoais, como o Commodore 64 e o IBM PC. No ano seguinte, a empresa americana Spectrum Holobyte adquiriu os direitos de distribuição do jogo nos Estados Unidos. Foi nessa época que o game explodiu em popularidade em todo o mundo, tornando-se um dos jogos eletrônicos mais vendidos da história. 

Desde então, Tetris foi lançado em praticamente todas as plataformas de jogos, incluindo consoles de videogame, dispositivos móveis e até mesmo calculadoras. Assim, ele também gerou inúmeras sequências e variações ao longo dos anos, mas o conceito original de encaixar blocos para formar linhas ainda é o que torna o jogo tão atraente para jogadores de todas as idades. 

Por Douglas Martinez – Editora Europa

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!