CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / RETROSPECTIVA 2022

"Mulher-Hulk", "Tico e Teco", "RRR" e mais surpresas de 2022 | #RetrospectivaCineBuzz

Nem só de decepções vive o homem e, neste ano, nós fomos surpreendidos com algumas produções de alta qualidade

Henrique Carvalho-Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 22/12/2022, às 19h00 - Atualizado em 31/12/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", "Tico e Teco: Defensores da Lei", "RRR: Revolta, Rebelião, Revolução" e mais surpresas de 2022 em nossa #RetrospectivaCineBuzz - Divulgação/Marvel Studios/Disney+/Paramount Pictures/Netflix
"Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", "Tico e Teco: Defensores da Lei", "RRR: Revolta, Rebelião, Revolução" e mais surpresas de 2022 em nossa #RetrospectivaCineBuzz - Divulgação/Marvel Studios/Disney+/Paramount Pictures/Netflix

Todo ano a gente se depara com algumas produções que nos deixam com o pé atrás e, em 2022, isso não foi diferente. "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis" talvez seja um dos maiores exemplos do ano: desde o lançamento do primeiro trailer, a série do Universo Cinematográfico da Marvel botou medo nos fãs e virou motivo de chacota por causa de seus efeitos especiais de baixa qualidade.

Porém, quando ela estreou, não faltaram elogios para a produção estrelada por Tatiana Maslany ("Orphan Black"). Fugindo completamente dos padrões da Marvel, "Mulher-Hulk" superou qualquer expectativa ao apresentar uma comédia simples, mas divertida que, sem o compromisso de ser uma grande produção, certamente saiu na frente de todas as produções da franquia lançadas este ano.

Uma grata surpresa, não? Em nossa #RetrospectivaCineBuzz, nós relembramos outras produções que, assim como "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", nos surpreenderam das mais variadas formas possíveis. Confira a seguir:

RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

Não é todo dia que nós vemos um filme indiano - mas indiano mesmo, não Hollywoodiano, mas ambientado na Índia - fazendo sucesso por aqui. Porém, de surpresa, "RRR: Revolta, Rebelião, Revolução" acabou se tornando um hit não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

O longa estreou nos cinemas indianos em março e se tornou um sucesso por lá. Quando chegou à Netflix, virou um fenômeno. Conforme informações da plataforma de streaming, "RRR" ficou entre os filmes mais assistidos em mais de 50 países.

Na história, situada na Índia pré-independência, um guerreiro corajoso embarca em uma missão perigosa e, em seu caminho, encontra um policial durão, que serve ao exército britânico.

How I Met Your Father

Embora "How I Met Your Father" quase tenha passado despercebida em meio a tantos lançamentos do ano, a série estrelada por Hilary Duff chegou com a esperança de consertar o erro fatal de sua antecessora, "How I Met Your Mother", e nos entregar uma história que, além de divertida, é conduzida com inteligência e se mantém crível, sem passar a perna no espectador.

Logo no primeiro episódio, descobrimos quando Sophie (Duff) conheceu o pai de seu filho e algumas possíveis pretendentes. Mais tarde, conhecemos mais um candidato a futuro marido da jovem fotógrafa. No final, apesar do evidente clima de romance de Sophie e Jesse (Christopher Lowell), a situação pode mudar a qualquer momento no futuro, sem que a história saia prejudicada.

Mostrando que realmente pensaram em cada detalhe na nova série, os criadores de "How I Met Your Mother", Elizabeth Berger e Isaac Aptaker também optaram por não mostrar o filho de Sophie, que acompanha a história contada pela mãe no futuro, interpretada por Kim Cattrall, de "Sex and the City". A sacada evita que o espectador tire conclusões precipitadas sobre o pai através das características físicas do filho.

Sorria

"Sorria" não é o melhor filme de terror do ano - "Não! Não Olhe!" e "X - A Marca da Morte", por exemplo, são concorrentes mais fortes ao título -, mas ainda fez muita gente correr para os cinemas em 2022. Não é à toa que o longa, que estreou em setembro por aqui, se tornou a maior bilheteria do gênero no ano, arrecadando pouco mais de R$ 216 milhões (R$ 1,1 bilhão).

Na história, Rose Cotter testemunha uma experiência traumática envolvendo uma paciente, que havia revelado estar sendo perseguida por uma entidade com um sorriso assustador. Após a situação, Rose percebe que aquele não foi um único caso, e começa uma investigação. O problema, é que a psiquiatra não imaginaria que sua mente começaria a se voltar contra ela mesma.

O filme marca a estreia de Parker Finn na condução de longas-metragem e é inspirado no curta lançado pelo diretor em 2020, "Laura Hasn't Slept" ("Laura não tem dormido", em tradução livre), que conta a história de uma das personagens de "Sorria", atormentada por visões assustadoras.

Pretty Little Liars: Um Novo Pecado

Quando "Pretty Little Liars: Um Novo Pecado", ainda sem seu título oficial, foi anunciado, em setembro de 2020, fui o primeiro a rejeitar a ideia. Não fazia muito tempo que a primeira adaptação havia acabado, após sete temporadas repletas de altos e baixos, e não havia necessidade de mais um reboot.

Porém, quando a série estreou, em julho, também fui o primeiro a dar o braço a torcer. Apesar de ainda manter o ar juvenil - afinal, é uma série adolescente -, a nova versão de "Pretty Little Liars" optou por se inspirar em filmes de terror slasher, cultivando poucas semelhanças com a história criada por Sara Shepard, para criar uma história ainda mais elevada.

"Pretty Little Liars" nunca foi uma série ruim e, como muitas séries de TV estadunidenses, sofria com a ampla quantidade de episódios em uma temporada, resultando em filler episodes, ou seja, episódios feitos para encher linguiça. Porém, "Um Novo Pecado", em dez capítulos, conseguiu contar uma história instigante e, para a nossa felicidade, garantiu uma segunda temporada.

Marcos Mion em "Lightyear"

Não teve um fã da Disney e, especialmente, da franquia "Toy Story", que não tenha surtado ao saber que o ator e apresentador Marcos Mion daria voz a Buzz Lightyear em "Lightyear", longa solo sobre o patrulheiro espacial, que estreou julho deste ano.

Entre reprovações e memes - sempre rolam memes -, os fãs estavam genuinamente preocupados que o jeito bastante característico de falar de Mion acabaria refletindo no personagem, descaracterizando Buzz totalmente. Porém, quem deu uma chance ao "Mionzera" acabou se surpreendendo.

Em conversa com o CineBuzz na época do lançamento de "Lightyear", Mion nos contou como foi o duro processo para que a voz do Buzz saísse perfeita e nem mesmo lembrasse o seu jeito de falar. E, cá entre nós, se a gente não soubesse que era o Mion ali, passaria batido.

Sonic Feio em "Tico e Teco: Defensores da Lei"

"Tico e Teco: Defensores da Lei" estreou no Disney+ sem muito alarde, apesar do sucesso da duplinha no passado, e surpreendeu ao se mostrar um filme de ação divertido, engraçado e cheio de referências à cultura pop.

Só por trazer o "Sonic Feio" de volta à vida e, ainda por cima, com o protagonismo que merecia, o filme já ganhou pontos com os fãs. Para quem não se lembra, a versão "estragada" do ouriço azul apareceu no primeiro trailer de "Sonic", divulgado em 2019, e resultou em uma reformulação completa do personagem para o que vemos hoje nas telonas.

Porém, o personagem volta em "Tico e Teco: Defensores da Lei" para ter a sua redenção. E não é só isso! A animação, dedicada ao público mais jovem, extrapolou barreiras e fez fãs de todas as idades, tornando-se uma das grandes surpresas de 2022.


Qual foi a melhor série e/ou minissérie de 2022 até agora? Vote na sua favorita!

  • "Peacemaker"
  • "Cavaleiro da Lua"
  • "Ruptura"
  • "Pretty Little Liars: Original Sin"
  • "Obi-Wan Kenobi"
  • "Stranger Things" (4ª Temporada)
  • "Ms. Marvel"
  • "Andor"
  • "Only Murders in the Building" (2ª Temporada)
  • "Heartstopper"
  • "Sandman"
  • "A Casa do Dragão"
  • "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder"
  • "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"
  • "Dahmer: Um Canibal Americano"
  • "O Clube da Meia-Noite"
  • "O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro"
  • "The White Lotus" (2ª Temporada)
  • "1899"
  • "Wandinha"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!