"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" chega aos cinemas na quinta-feira (3) com Wanda Maximoff contra todo o multiverso - Reprodução/Marvel Studios
ESTREIA NOS CINEMAS

Em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", Wanda Maximoff sucumbe ao peso de amar | #CineBuzzIndica

No novo filme do Doutor Estranho, a Vingadora assume o papel de antagonista e enfrenta o multiverso para conseguir o que deseja

Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 03/05/2022, às 17h00 - Atualizado em 07/05/2022, às 21h00

A vida nunca foi fácil para Wanda Maximoff. Desde que a personagem apareceu pela primeira vez no Universo Cinematográfico da Marvel, temos acompanhado a sua complicada jornada: ela perdeu os pais na infância; depois o irmão gêmeo, Pietro, foi morto por Ultron; e, por fim, Visão, o grande amor de sua vida, também foi assassinado.

Em meio à dor, a Vingadora criou uma realidade perfeita para si, mas quando nem isso deu certo, ela viu o seu mundo ruir perante os seus olhos, junto com a sua família, o que deixaria qualquer um louco. É nesse ponto que a encontramos em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", que chega aos cinemas nesta quinta-feira (5). Uma produção ambiciosa e que rompe com os padrões da Marvel para trazer uma inédita história de terror na franquia, mas repleta de sentimentos.

Na história - que se conecta diretamente com os eventos de "WandaVision", a primeira série do Universo Cinematográfico da Marvel -, Wanda está muito mais poderosa do que antes, agora que se transformou na Feiticeira Escarlate, e quer recuperar a vida que levava em Westview a todo custo.

Apesar de o Doutor Estranho insistir que tudo não passava de uma farsa, a Vingadora está convencida de que, se for parar em outra realidade, pode ter toda a sua vida de volta. Para isso, ela precisa encontrar America Chavez, uma jovem com o incrível poder de viajar entre diferentes realidades. Porém, reconhecendo que Wanda já não é mais a mesma, o Doutor Estranho fará de tudo para impedi-la de colocar as mãos na garota.

Dirigido por Sam Raimi, que retorna ao mundo dos super-heróis após comandar a primeira trilogia do Homem-Aranha, lançada entre 2002 e 2007, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" segue o padrão das produções da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel: ele não se parece com o que já vimos antes. É claro que a "essência Marvel", que conquistou tantos fãs ao longo dos anos, está lá, mas o longa ainda tem diversos elementos que o tornam único, assim como "WandaVision", "Loki" e "Cavaleiro da Lua", por exemplo.

Embora o filme seja uma história do Doutor Estranho, o grande destaque é, sem dúvidas, de Wanda. Convertida de aliada para inimiga, a personagem é responsável pelos momentos mais empolgantes de "Multiverso da Loucura", da ação à emoção, e Elizabeth Olsen se mostra completa no papel, fazendo com que a gente tema a Feiticeira Escarlate, mas sem deixar de ter empatia por Wanda e todo o seu sofrimento.

O grande problema de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", no entanto, é a falta de direcionamento que ele traz à franquia. Isso é menos culpa do filme do que de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, e os demais responsáveis por dar continuidade à franquia após "Vingadores: Ultimato", grande evento da série até agora.

O longa encerra esse arco da história de Wanda, mas não deixa pistas concretas sobre o que esperar no futuro. Com "Multiverso da Loucura", já são onze produções lançadas e, até agora, não há a menor ideia dos planos da Marvel para o futuro da franquia e tudo acaba em suposição. Não há nenhum grande evento à vista, como foi o caso de "Os Vingadores", responsável por encerrar a primeira fase em 2012, e isso deixa um gosto amargo na boca, mesmo após um ótimo filme como esse.

É fato que o Universo Cinematográfico da Marvel não anda mais sozinho e se tornou uma grande história, com produções que vão preenchendo os espaços para, no final, o quebra-cabeça se formar. Se a Marvel decidir voltar a tratar as suas produções como fazia nas três primeiras fases, desmembrando totalmente algumas delas da história principal para realocá-las quando bem entender, pode ser que, mesmo os fãs mais fiéis, acabem perdendo o interesse eventualmente.

Ainda assim, caminhando por suas próprias pernas, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" tem a capacidade de fazer os fãs pularem na cadeira de empolgação tanto quanto "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", além de ampliar o que já sabemos sobre o multiverso da Marvel e nos apresentar novos - e, hum, reapresentar não tão novos - personagens, que você certamente torcerá para ver mais vezes nas telonas.

 


 


Depois de "Ms. Marvel", para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!

 


Universo Cinematográfico da Marvel Doutor Estranho Doutor Estranho no Multiverso da Loucura Marvel MCU

Leia também

"Guerra Civil", com Wagner Moura, entrega uma perturbadora beleza na morbidez e na apatia | #CineBuzzIndica


"Duna: Parte 2" encaminha adaptação para o hall de maiores franquias da atualidade | #CineBuzzIndica


"Pobres Criaturas" é o conto de libertação de Emma Stone de suas prisões sociais | #CineBuzzIndica


"Som da Liberdade" apela para a emoção em ficção disfarçada de história real | Crítica


Com história clássica, "Wish: O Poder dos Desejos" celebra os 100 anos de sonhos da Disney | #CineBuzzIndica


"What If...?" deixa de brincar com o passado e vai além em 2ª temporada | #CineBuzzIndica